Na quinta-feira (2), ocorreu a 2ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara da OAB/CE. De forma inédita na história da Ordem, uma sustentação oral por vídeo conferência foi realizada. Deve-se ratificar que os Conselheiros da Câmara estavam presentes em plenário e que a ferramenta foi disponibilizada pela seccional no qual está sendo posta em prática pela primeira vez na câmara de julgamentos, dentro da legalidade e do devido sigilo processual previsto no Estatuto da OAB.

De acordo com o secretário-geral da Ordem, Pedro Bruno Amorim, a ferramenta contempla principalmente os advogados que se deslocam do interior, agregando-lhes mais praticidade, comodidade e economia. “Dessa forma, desempenhamos à advocacia mais conforto aos membros do interior do Estado que precisariam se deslocar para Fortaleza nessa situação. ”, afirmou.

De acordo com o Conselheiro Estadual Amaro Lima, o momento foi marcante para a advocacia por tratar-se de novas formas para o julgamento processual da câmara. “Foi gratificante poder realizar o julgamento de forma inovadora, cumprindo assim, os princípios de economia processual e celeridade. ”, concluiu.
Vale destacar que uso das ferramentas que possibilitam viabilizar a comunicação em plenário, são autorizadas pelo Conselho Federal.