Nesta quinta-feira (30), um evento reuniu, na sede da OAB Ceará, o Instituto dos Advogados do Brasil – IAB, o Instituto dos Advogados Cearenses – IAC e a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), as três maiores instituições que representam a advocacia. Na ocasião, foi descerrada a placa que dá o nome da advogada Wanda Sidou à sala do IAC, na Sede da Seccional Cearense. Uma homenagem da gestão à essa mulher que tanto lutou pelos direitos humanos no Brasil, especialmente no período da ditadura militar.

Na ocasião, também houve a cerimônia de posse de novas integrantes do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB e do Instituto dos Advogados Cearenses – IAC. Foram empossadas no IAB, as advogadas Christiane Leitão, Ana Paula Araújo e Francilene Gomes. A vice-presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa, foi uma das advogadas que tomaram posse no IAC, ao lado de Sinara Mariano, Jacirema Moreira, Darlene Braga e Raquel Machado.

Além disso, a presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, Rita Cortez, proferiu uma palestra com o tema “A trajetória na política de Ordem e o IAB”. Ela também convidou formalmente o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e a vice-presidente, Vládia Feitosa; para fazerem parte do IAB. Cortez recebeu do presidente do IAC, João Lemos, uma placa em homenagem aos serviços prestados à advocacia e ao IAC. Ela retribuiu a gentileza, entregando a ele a Medalha Luiz Gama, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em especial deferência do IAB.

Rita Cortez demonstrou profunda satisfação por estar em Fortaleza, em uma noite memorável. “Estou sendo muito bem recebida pela Seccional Cearense, estou cercada de grandes mulheres. Tive o privilégio de poder inaugurar o retrato que ilustra a sala do Instituto dos Advogados do Ceará, que é presidido pelo meu grande amigo, João Lemos”. Ela ainda destacou o trabalho do Instituto, que é bem abrangente e tem uma política de conjugar seus esforços, o seu trabalho cultural, educacional, intelectual e científico com outras instituições como o IAC e a OAB Ceará. “Temos convênios com algumas Seccionais e o trabalho do Instituto é congregar todos os esforços dessas entidades, numa política de união. Isso é muito importante e nos enche de orgulho”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, refletiu sobre o papel da Ordem, fruto do trabalho de centenas de advogados e advogadas que lutaram para chegar até aqui, com inúmeras conquistas. “Quando se fala em IAB, IAC e OAB, na realidade estamos falando da mesma instituição, que nos anos 30 passou a ter uma nova roupagem. Para mim é motivo de muita honra ter aqui a representante máxima da advocacia brasileira e a honra é dobrada por ser uma mulher como a Rita Cortez. A gente precisa de mulheres como ela para que a gente possa inspirar os jovens a estarem seguindo esse caminho”, declarou.

Vládia Feitosa que tomou posse como membro do IAC, destacou, em sua fala, os feitos que a atual gestão da OAB Ceará tem encampado, no sentido de promover a valorização e o empoderamento das mulheres. “Na Seccional Cearense, a maioria das presidentes de comissão são mulheres, somos maioria na vice-presidência das Seccionais. Não temos nenhuma mulher na presidência, mas na vice-presidência, das 27 do país, somos 19. Também merece destaque a iniciativa da colega Jane Calixto, Conselheira da OAB Ceará, com relação à propositura da medalha Wanda Sidou. Todas essas ações no sentido de reafirmar a representativa feminina, nos mais diversos espaços de decisão, de poder, na política de classe e na política partidária. Temos que ocupar esses espaços que são nossos por direito”, afirmou. Além disso, Vládia Feitosa, também ficou honrada por ganhar assento no IAC. “Fazer parte de um Instituto tão longevo como o IAC aqui no Estado do Ceará, para mim, é motivo de grande alegria”, concluiu.

A nova integrante do IAB, a advogada Francilene Gomes, também falou de sua alegria ao ingressar na mais antiga e longeva instituição de direito do país. “Assim como a OAB, o IAB é a trincheira da defesa do Estado Democrático de Direito e da cidadania, disse.

A Conselheira Estadual da OAB Ceará e presidente da comissão da mulher advogada, Christiane Leitão, tomou assento no IAB. Segundo ela, esse foi um momento histórico entre as três instituições que se entrelaçam dentro dessa missão da advocacia. “Somente mulheres foram empossadas hoje. É uma reafirmação do nosso trabalho de valorização da advocacia feminina. Para mim é uma honra estar num grupo tão seleto de advogados e advogadas, representando nosso Estado e a força da mulher cearense”, afirmou.