A OAB Ceará realizou, na sexta-feira (25), uma ação especial para marcar a campanha de conscientização sobre o câncer de mama no Ceará, sendo prestigiada também com o “Selo Outubro Rosa” do Governo do Estado do Ceará.

O Outubro Rosa da OAB-CE foi uma ação conjunta das Comissões da Saúde, do Esporte e Lazer e da Mulher Advogada. A advocacia pôde participar de avaliações físicas promovidas pela Comissão de Esporte da OAB-CE e palestras com especialistas na área da medicina e do direito, como: autocuidado; prevenção; como pedir ajuda; e os “Vazios assistenciais e a judicialização da saúde”. Entre os palestrantes estiveram: o médico mastologista e professor da Faculdade de Medicina da UFC, Luiz Porto; a organizadora e coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça; a juíza federal TRF 5Região e secretária-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, mestranda em direito, Cíntia Brunetta; o advogado da Associação Nossa Casa de apoio às pessoas com câncer, especialista em direito da saúde, Felipe Reis; e a enfermeira e coordenadora de gestão em saúde do Instituto Compartilha – SEMEAC, Isabel Cristina.

A advogada Elizabete Oliveira, embaixadora do Outubro Rosa da OAB-CE e membro da Comissão da Mulher Advogada (CMA), destaca sobre a importância do autoexame e do acompanhamento médico. “As mulheres precisam se cuidar, precisam ir ao médico anualmente e estarem diariamente fazendo o autoexame. No meu caso, foi detectado rapidamente com a mamografia, a partir disso, eu não tive a necessidade de fazer quimioterapia, radiografia e nem tomar altos medicamentos, pois tive o diagnóstico precoce. Contudo, é preciso dar importância na nossa alimentação e na prática de exercícios físicos, pois tudo isso é uma forma de prevenção, são conjuntos de ações. Precisamos nos policiar nesse sentido”, ressaltou.

Valéria Mendonça, organizadora e coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, ressalta sobre a participação da Ordem neste movimento. “Esse é um movimento social que ativa toda a comunidade feminina, afim de buscar seus direitos. É por meio desse contexto que entra o papel fundamental da OAB. Pois é importante também que as pessoas saibam sobre as leis e os direitos que elas possuem em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS) ”, salientou.

Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, destaca sobre o papel que a CMA tem em divulgar a campanha. “Nosso grande papel é orientar e divulgar as ações que possam beneficiar as mulheres. Além disso, buscamos, através desse evento, juntar várias instituições e trabalhar justamente a necessidade da prevenção e do cuidado, orientando assim, a importância de ações preventivas”, disse.

A enfermeira do Instituto Materno Infantil do Ceará (IMICE), Alana Sousa, disse que, “ainda é um grande tabu a própria mulher se tocar. Entretanto, é algo que devemos insistir, temos continuamente o trabalho de desmistificar isso. Para nós, é um trabalho prazeroso, pois estamos ajudando diversas mulheres a cuidarem de si”, afirmou.

Sabe-se que é essencial a prática de exercício físico para o corpo humano, por isso, a Comissão de Esporte e Lazer trouxe uma educadora física para tirar medidas, fazer pesagem e conscientizar sobre a prática atividades físicas. Rafaela Dantas, membro da Comissão de Esporte e Lazer, afirma que “A Comissão convidou todas a mulheres a se movimentarem, para prevenir não só o câncer de mama, mas também diversas doenças. Sabemos que é fundamental para o corpo humano a prática de atividades físicas”, comentou.

De acordo com a vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitora, as ações desenvolvidas durante o Outubro Rosa, serão mantidas devido a relevância do tema. “Estamos desenvolvendo diversas ações através das comissões. Objetivamos continuar mantendo-as como forma de conscientização contra o câncer de mama. É um movimento que deveria ser estendido para o ano todo”, concluiu.

De acordo com os dados do Instituto do Câncer foram registrados nos anos de 2017 e 2018 59.700 casos de câncer de mama no Brasil. No Ceará, foram 2.200. Entre os nove Estados do Nordeste, o Ceará só perde para Bahia, onde foram diagnosticados 2.870 novos casos e para o Pernambuco, onde esse número chegou a 2.680 casos. Os homens também podem ter câncer de mama, mas a estatística corresponde a menos de 1% dos casos. Aproximadamente 55% dos casos de câncer de mama do País chegam à rede pública de saúde em estágio tão avançado que são incuráveis. Portanto, a prevenção é a melhor forma de combater mortes por câncer de mama.

O evento contou com serviços disponibilizados pelos parceiros: O Instituto Materno Infantil do Ceará – IMICE; Associação Peter Pan; UpLife; e Serviço de maquiagem, por Raissa Vieira