A OAB Ceará entregou a 70 advogados e advogadas aprovados no Exame de Ordem a tão sonhada vermelhinha. A solenidade aconteceu na terça-feira (05), onde foram apresentados os serviços prestados pela OAB, além de ações concretas já realizadas, como a implementação dos serviços da Caixa Econômica Federal na sede da Ordem, a ação movida contra a CAGECE e o desempenho das atuações da Ordem nas subsecções.

No ensejo, Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE, comentou sobre sonhos, objetivos e desafios da jovem advocacia. “A vida é uma breve existência, e nossos objetivos devem ser sempre seguir de forma justa, durante toda a nossa jornada. Devemos estar dispostos a enfrentarmos desafios, entretanto, é a partir daí que devem encontrar a força e a coragem para trabalhar ainda mais. Claro, sem perder a humildade e persistência. Persistam, nunca desistam do sonho de vocês. Nós da OAB, estaremos à disposição da jovem advocacia para o que for preciso”, salientou.

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional e Conselheiro Federal da OAB-CE, Hélio Leitão, desejou boas-vindas aos novos advogados e advogadas e destacou sobre a rica profissão que é a advocacia. “Vocês elegeram uma profissão que vai muito além de uma profissão liberal, a advocacia vai além de um meio para ganhar a vida, o sustento próprio ou de suas à família. Escolhemos esse ofício, que é marcada por uma fortíssima hipoteca social, pois a advocacia é essencial para a realização da justiça. Nós temos um compromisso com a cidadania. Por isso, sejam todos bem-vindos a advocacia, bem-vindos ao Sistema OAB”, ressaltou.

O Secretário-Geral Adjunto da OAB Ceará, David Peixoto, fez um discurso frisando a importância da família na trajetória árdua da graduação e, além disso, pediu aos presentes para sempre agradecerem aos familiares, pelas oportunidades oferecidas ao longo de suas vidas. “Assumam desafios, estudem, se dediquem. Não só por vocês, mas também por eles, pela sua família. É a eles quem vocês devem. Não existe vitória sem esforço, por isso, nunca abandonem o seu sonho”, disse.
O momento também foi de convite aos recém-ingressos à Ordem a participarem de algumas das mais de 80 Comissões Temáticas existentes, a fim de contribuir com a classe e com a sociedade. O membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), Yuri Porto, destacou que, “sem dúvida, esse momento é uma das coisas mais prazerosas. Convido a todos a conhecerem mais o trabalho da nossa Comissão, no qual está aberta a vocês, novos advogados e advogadas. Ela é uma das formas que a OAB tem para oferecer, além de tudo, irá enriquecer sua trajetória dentro da advocacia. Desejo uma boa sorte a todos”, afirmou emocionado.

A advogada recém-formada, Scarlet Cabral, comentou sobre a emoção de receber a sua carteira de advogada. “Mesmo aguardando a um bom tempo, receber essa carteira é uma emoção muito grande, não tem como especificar tamanha emoção. Durante toda essa trajetória, a minha família, em especial minha mãe, foi muito importante durante todo o processo, tanto no auxílio emocional como financeiro também”, comentou.

Na ocasião, o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Andrei Aguiar, contou sobre o trabalho desenvolvido pela ESA e reforçou a importância de dar esse suporte acadêmico e intelectual para a advocacia.

Compuseram a mesa: O Presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; Katianne Wirna, Tesoureira Adjunta; O Secretário-Geral, Pedro Bruno Amorim; David Peixoto, Secretário-Geral Adjunto; o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional e Conselheiro Federal da OAB/CE, Hélio Leitão; Henrique Oliveira, Conselheiro Estadual; a presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Vanessa Oliveira; Raquel Cabral, presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aeroportuário e Aduaneiro; Guilherme Eliano, presidente da Comissão do Exame da Ordem; o membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), Yuri Porto; Deodato Ramalho, Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Andrei Aguiar.