No último sábado (14), a OAB-CE realizou o I Encontro de Presidentes de Comissões Temáticas da Seccional, que teve como objetivo analisar o ano de 2019, bem como traçar metas e objetivos para 2020. Na ocasião, além da troca de experiência entre os presentes, foram debatidos os diversos eventos realizados pelas comissões, tais como:  palestras, rodas de conversa, congressos, visitas técnicas, inspeções, atendimento jurídico.

A precursora do encontro, a vice-presidente da Ordem Vládia Feitosa, agradeceu aos presentes na reunião e falou sobre a importância da OAB em sempre lutar em prol da advocacia e de toda a sociedade cearense. “Meu sentimento é de muita gratidão aos Presidentes das Comissões Temáticas, aos membros de cada uma delas, à equipe de secretaria, comunicação, procuradoria, e, é claro, ao Presidente Erinaldo Dantas. Reafirmo o compromisso em proporcionar ainda mais benefícios para toda a sociedade cearense e desejo um ano que se avizinha de muito engajamento e realizações. Demos as mãos nesta gestão, trabalhamos muito, nos esforçamos para trazermos os melhores serviços, e por isso, tenho certeza que iremos ainda mais longe”, afirmou a coordenadora das comissões, Vládia Feitosa.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas fez um balanço das ações que as comissões desenvolveram e agradeceu a todos pelas ações realizadas. “Fico muito feliz em relação ao ano que tivemos. Não foi tão fácil como em épocas anteriores, mas alcançamos o máximo de eventos importantes, onde pudemos demonstrar o nosso trabalho e a nossa força de vontade em tornar possível. Exemplo disso são as diversas ações realizadas pela OAB Solidária e a presença da Comissão do Direito do Consumidor que se doou um dia para prestar esclarecimentos à população no centro da Cidade, na Praça do Ferreira, além de outros grandes feitos de todas as 67 comissões que temos aqui. Agradeço cada um pelo empenho, zelo e disposição em fazer uma OAB mais justa e, claro, mais presente da sociedade, gerando assim, um grande impacto social na vida dessas pessoas”, salientou o presidente da Ordem.

Na ocasião, foi proferida uma palestra pelo presidente da Comissão de Empreendedorismo e Marketing Jurídico (CEMJU), Pedro Henrique. No momento, ele abordou sobre a importância do marketing jurídico, que funciona como um conjunto de técnicas e ações que, unidas, têm como objetivo aproximar possíveis clientes ao serviço ofertado, mostrando assim, como evidenciar ainda mais a carreira do profissional advogado. Além disso, ele explicou sobre a importância de realizá-lo, uma vez que, em muitos casos, o marketing jurídico tem grande impacto para o sucesso de qualquer escritório de advocacia ou advogado autônomo.

Durante fala, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, frisou sobre os grandes eventos nacionais que a Ordem cearense foi palco. “Como exemplo, tivemos a 1ª Conferência Nacional de Direito LGBTQI+, a realização da Audiência Pública sobre Reforma Política e também já temos data marcada para a realização da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, que irá acontecer aqui em Fortaleza, nos dias 05 e 06 de março de 2020”, salientou Christiane Leitão.

Os representantes das comissões temáticas da Ordem estiveram presentes no encontro e deram suas contribuições a respeito do assunto. Na oportunidade foram trocadas várias experiências entre os participantes e promovidos encaminhamentos para melhoria e unificação dos trabalhos das comissões. A presidente da Comissão de Estudos Constitucionais (CECONST), Arsênia Breckenfeld, afirmou que “há muito tempo, nunca tinha visto uma integração e atuação tão grande entre presidência e comissões. Acredito que esse empenho tem um papel fundamental que vem da nossa vice-presidente, Vládia Feitosa, quando ela faz um acompanhamento do nosso trabalho, seja pedindo um calendário de reuniões, relatório de atividades ou número de membros ativos. É algo que eu nunca tinha visto”.

O presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social (CDPAS), João Ítalo, citou como exemplo a maneira de trabalho que vem desempenhando. “Os membros da comissão fazem diversas reuniões e eventos à parte, que eu sequer participo. E desta forma, consigo levantar mais líderes dentro da própria CDPAS, para que as pessoas possam fazer trabalhos independentes da diretoria da comissão, e isso tem funcionado muito bem”, disse.

Já o presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio (CDAA), Osmar Celestino, destacou a iniciativa do Encontro para a promoção de boas ideias. “Alguns de nós nunca tiveram a experiência de presidir comissão e esse encontro promove um encontro de boas ideias e esclarecimentos de como podemos praticar nosso trabalho ainda melhor. Parabenizo a vice-presidente, Vládia Feitosa, por vir coordenando tão bem as 67 comissões. Com essa cooperação e união, temos muito a crescer ainda mais”.

No ensejo, o procurador jurídico da OAB-CE, Allyson Cristino, e a coordenadora de comunicação, Rebecca Brasil, esclareceram as principais dúvidas dos representantes de comissões, bem como apresentaram resoluções do Conselho Federal quanto à realização de inscrições de eventos, manual de marca da Ordem, dentre outros.

Ao final do encontro, todas as solicitações foram anotadas e passarão por apreciação da diretoria e/ou conselho seccional, podendo ser citado como exemplo, a realização do encontro semestral, bem como a possibilidade de serem realizadas reuniões ordinárias das comissões no turno da noite, para facilitar a presença de mais membros.

Participaram do encontro: o secretário-geral adjunto, David Peixoto; Marcio Vitor, Diretor de Prerrogativas e presidente da Comissão de Direito Penitenciário e os representantes das comissões temáticas da OAB-CE: Comissão de Acesso à Justiça, Francilene Gomes; Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Timóteo Fernando; Comissão de Credores e Precatórios, Fabiano Lima; Comissão de Direito do Trabalho, Adhara Camilo; Comissão da Diversidade Sexual e Gênero, Júlio Alceu; Comissão de Ensino Jurídico, Vanessa Oliveira; Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Georgia

Carioca; Comissão de Defesa do Consumidor, Thiago Fujita; Comissão de Direito de Família, Olívia Pinto; Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social, João Ítalo Pompeu; Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio, Osmar Celestino; Comissão de Direito Tributário, Jefferson Viana; Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão; Comissão de Direito Municipal e Comissão de Direito Eleitoral, representadas por Rodrigo Cavalcante; Comissão de Segurança Pública, Cristiane Brito; Comissão de Direitos Humanos, Paulo Pires; Comissão de Esporte e Lazer, Rafael Driessen; Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Suzyanne Pessôa; Comissão Comunidade Escola, Reginaldo Pinheiro; Comissão de Credores e Precatórios, Fabiano Távora; Comissão de Direito da Tecnologia da Informação, André Peixoto; Comissão de Direito da Indústria e Comércio da Moda, Nara Lívia Soares Brandão; Comissão de Empreendedorismo e Marketing Jurídico, Pedro Henrique Pereira; Comissão de Administração Legal, Camila Tabatinga; Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco; Comissão de Estudos Constitucionais, Arsênia Parente Breckenfeld; Comissão de trânsito, tráfego e mobilidade urbana, Thyciani Diógenes; Comissão de Acompanhamento de Licitações e Contratos, Carla Lacerda; Comissão de Estágio, Vilmara Carneiro; Comissão de Direito Militar, Sabrina Melo; Comissão de Liberdade Religiosa, Felisberto Rocha; Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência, Leonardo Leal; Comissão Especial de Direito de Infraestrutura, Ivo Carvalho e Liliane Gondim; Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras, Alexandre Costa; Comissão de Direito Imobiliário, Gilvando Figueiredo; Comissão de Direito Minerário, Renata Oliveira; Comissão de Direito Securitário, Ricardo Amorim; Comissão de Direito Sistêmico, Ana Tarna dos Santos; Comissão de Estudos Políticos, Isaac Andrade; Comissão de Seleção, Carlos Eduardo Romanholi; Comissão de Saúde, João Ernesto Cavalcante; Comissão do Advogado Professor, Karol Wojtyla.