A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras (CDRaros) da OAB-CE, em parceria com a Subsecção Sertões de Crateús, promoveu uma palestra gratuita, através do projeto “Raros em pauta”. O evento ocorreu na sede da OAB Subsecção Sertões de Crateús, na sexta-feira, 29 de novembro.

Com o principal objetivo de gerar conhecimento e capacitação social, a Comissão obteve um debate técnico e focado na responsabilidade social, abordando temáticas no que diz respeito à desmitificação das doenças raras; discussão sobre políticas públicas atuais voltadas para as pessoas raras e sua judicialização; além, da exposição do papel da advocacia na defesa dos direitos dessas pessoas.

Na ocasião, foram encaminhadas diversas demandas de interesse das pessoas com doenças raras, para futuramente serem debatidas na Assembleia Legislativa, e assim, possam dar encaminhamentos efetivos para a comunidade. De acordo com Alexandre Costa, presidente da CDRAROS, “foi um excelente momento, onde saíram ótimos encaminhamentos. É importantíssimo esse entrosamento entre a seccional e o interior do Estado, por isso, informo que o projeto “CDRaros em pauta” será viabilizado nas demais subsecções da Ordem, promovendo ainda mais o debate a constante busca por respeito às pessoas com doenças raras”, afirmou.

Estiveram presentes: o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB-CE; Conselheiro Estadual da OAB-CE, Marcelo Cavalcante; ex-presidentes da subsecção Sertões de Crateús; Deputado Estadual, Carlos Felipe (PCdoB); representantes da Secretaria de Saúde de Crateús; presidentes de associações; e sociedade civil.