A jurista Kamile Castro tomará posse  no cargo de juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), após ser escolhida pelo presidente Bolsonaro para ocupar a vaga. A advogada já faz parte do tribunal eleitoral cearense desde 2016, onde exercia o cargo de juíza substituta na categoria de jurista. A cerimônia acontece  hoje, 21, às 16h, na Sala de Sessões do TRE-CE.

Sua indicação pelo presidente da República foi marcada por um simbolismo, pois é a primeira mulher a ocupar o cargo de membro efetivo na classe jurista no TRE-CE, desde a sua instituição em 1932. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no fim do ano passado.

Kamile Moreira Castro é graduada em Direito na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tem  especialização em Direito Processual Penal, na UNIFOR, e em Direito e Processo Eleitoral, na ESMEC com PUC/MINAS. É mestranda em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa e mestranda em Direito pela UNINOVE/SP. Membro da Junta Promotora da Conferência Americana de Organismos Eleitorais Subnacionais pela Transparência Eleitoral, desde 2019 e membro-consultora da Comissão Especial de Estudo da Reforma Eleitoral da OAB Federal. É vice-presidente nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), integrou a Missão de Observação Eleitoral, Eleições 2019, na Colômbia – pelo Conselho Nacional Eleitoral e Secretaria Nacional do Estado Civil.