OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 27 de Fevereiro de 2020
Digital

G1
Comissão busca interlocutor de policiais militares paralisados no Ceará para discutir fim do motim
Em coletiva nesta quarta-feira (26), foi anunciado que representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irão ao 18º Batalhão de Polícia, no Bairro Antônio Bezerra, berço do motim, para fazer a mediação com o movimento.
Link:https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/02/26/comissao-busca-interlocutor-de-policiais-militares-paralisados-no-ceara-para-discutir-fim-do-motim.ghtml

Diário do Nordeste
OAB pede que PMs amotinados listem as reivindicações para entidade levar documento ao Governo
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, disse na tarde desta quarta-feira (26) que solicitou ao representante dos PMs amotinados no 18º Batalhão que lhe entreguem, por escrito, as pauta de reivindicações para que seja marcada uma reunião com o representante do Estado para solucionar a crise na Polícia Militar.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/seguranca/online/oab-pede-que-pms-amotinados-listem-as-reivindicacoes-para-entidade-levar-documento-ao-governo-1.221551
5

Revista Ceará
Comissão da OAB tenta intermediar acordo após paralisação de policiais militares
Representando a OAB, o advogado Waldir Xavier vem acompanhando a real situação do movimento, onde participou de uma reunião no quartel onde estão as lideranças do movimento paredista.
Link:https://www.revistaceara.com.br/comissao-da-oab-tenta-intermediar-acordo-apos-paralisacao-de-policiais-militares/

O Povo
OAB/CE quer mediar negociação entre policiais militares e Governo do Estado
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE) pretende mediar a negociação entre policiais militares amotinados e Governo do Estado. Comissão que atuará no impasse teve nomes definidos na manhã desta quinta-feira, 26, na sede do Ministério Público do Estado (MPCE). Paralisação já dura nove dias.
Link:https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2020/02/26/oab-quer-mediar-negociacao-entre-policiais-militares-e-governo-do-estado.html

Diário do Nordeste
Comissão dos 3 Poderes irá buscar interlocutor entre militares amotinados
A comissão formada pelos 3 Poderes do Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário – deve buscar um interlocutor entre os militares amotinados para tentar abrir um novo canal de diálogo. A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) será o responsável pela mediação com o movimento dos policiais militares.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/politica/online/comissao-dos-3-poderes-ira-buscar-interlocutor-entre-militares-amotinados-1.2215462

Focus
OAB Ceará cria comissão especial para apurar conflitos durante manifestações de militares
A OAB Ceará criou uma comissão especial para apurar os conflitos durante as manifestações e paralisações dos policiais e bombeiros militares no Ceará. Foi assinada ontem, 20, uma portaria determinando a criação do núcleo.
Link:https://www.focus.jor.br/oab-ceara-cria-comissao-especial-para-apurar-conflitos-durante-manifestacoes-de-militares/

O Povo
Procurador do Trabalho tentará restabelecer diálogo entre PMs e Estado
Para o presidente da OAB-Ceará, não há outra saída a não ser a retomada da “comunicação”. De acordo com Erinaldo Dantas, a “categoria tem de ter maturidade para medir as consequências até aqui e no futuro. E o governo, com todas as suas razões, precisa mais uma vez buscar diálogos”, avalia o advogado.
Link:https://mais.opovo.com.br/jornal/politica/2020/02/21/procurador-do-trabalho-tentara-reestabelecer-dialogo-entre-pms-e-estado.html

Revista Ceará
Advogado presidirá comissão da OAB para intermediar conflitos na greve dos militares
Representando a OAB, Waldir Xavier acompanhará e intermediará a apuração dos fatos relacionados aos conflitos ocorridos em razão das manifestações de bombeiros e policiais militares no Ceará.
Link:https://www.revistaceara.com.br/advogado-presidira-comissao-da-oab-para-intermediar-conflitos-na-greve-dos-militares/

Istoé Dinheiro
Exército se junta à mesa de negociações para encerrar greve de PMs no Ceará
Um dos representantes dos policiais militares que estão com as atividades paralisadas no Ceará vai ser convocado para dialogar com a Comissão formada pelo Legislativo, Executivo, Judiciário do Estado, Exército, com mediação do Ministério Público e OAB Ceará.
Link:https://www.istoedinheiro.com.br/exercito-se-junta-a-mesa-de-negociacoes-para-encerrar-greve-de-pms-no-ceara/

O Povo
Comissão vai a quartel tomado por PMs para discutir fim de motim
A unidade foi tomada por PMs na terça da semana passada. De lá, a paralisação de militares chegou a outros pontos do Estado. Integram a comitiva membros do Ministério Público do Estado, do Governo, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE).
Link:https://mais.opovo.com.br/colunistas/henriquearaujo/2020/02/26/comissao-vai-a-quartel-tomado-por-pms-para-discutir-fim-de-motim.html

Politicacomk
Legislativo, Executivo e Judiciário criam comissão para tratar de paralisação de militares
Na semana passada, a OAB Ceará também decidiu criar uma comissão especial para apuração de conflitos em razão das manifestações de militares. O presidente da entidade, Erinaldo Dantas, assinou, na última quinta-feira (20 de fevereiro), uma portaria determinando a criação da Comissão especial de observadores da OAB-CE para acompanhamento da apuração dos fatos decorrentes dos conflitos ocorridos em razão das manifestações de bombeiros e policiais militares.
Link:http://www.politicacomk.com.br/legislativo-executivo-e-judiciario-criam-comissao-para-tratar-de-paralisacao-de-militares/

Blog Amaury Alencar
OAB/CE quer mediar negociação entre policiais militares e Governo do Estado
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE) pretende mediar a negociação entre policiais militares amotinados e Governo do Estado. Comissão que atuará no impasse teve nomes definidos na manhã desta quinta-feira, 26, na sede do Ministério Público do Estado (MPCE). Paralisação já dura nove dias.
Link:https://www.blogdoamauryalencar.com.br/2020/02/oabce-quer-mediar-negociacao-entre.html

Diário do Nordeste
CE tem desabastecimento de máscaras descartáveis; preço das unidades que restam varia mais de 400%
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), Thiago Fujita, afirmou que ainda não receberam nenhuma demanda sobre aumento de preços de máscaras. “Se aumentar demais do preço sem uma justificativa, por exemplo, majorar em 100% o valor do produto, isso pode constituir uma prática abusiva”, disse.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/ce-tem-desabastecimento-de-mascaras-descartaveis-preco-das-unidades-que-restam-varia-mais-de-400-1.2215474

G1
Ceará chega ao 10º dia de paralisação da PM; comissão aguarda reivindicações da categoria
O Ceará chegou nesta quinta-feira (26) ao 10º dia seguido de paralisação de parte da Polícia Militar com três batalhões e uma base policial ainda fechados. Para tentar solucionar o motim, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, solicitou ao representante dos PMs amotinados uma lista de reivindicações para que seja apresentada ao governo do Ceará.
Link:https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/02/27/ceara-chega-ao-10o-dia-de-paralisacao-da-pm-comissao-aguarda-reivindicacoes-da-categoria.ghtml

O Povo | Blog do Eliomar
Ceará vira “Laboratório” na crise da PM
O caso dos PMs amotinados do Ceará que, até agora, resultou em mais de 170 homicídios e provocou um Carnaval dos mais turbulentos dos últimos sete anos, precisa ser exemplar em matéria de solução. Foi formada uma comissão contando com membros da Assembleia Legislativa, Governo, Poder Judiciário e Ministério Público, com aval do Exército e OAB/CE, que deve dar uma resposta positiva de altivez ao País e não só ao Estado.
Link:https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomardelima/2020/02/27/ceara-vira–laboratorio–na-crise-da-pm.html

O Otimista
Coronel que já mediou dois motins tentará novo acordo no Ceará
A comissão não quis negociar diretamente com líderes da paralisação; por isso, a escolha de um mediador que não participa do motim. A opção por Medeiros foi feita após visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, ao 18o Batalhão da PM, espécie de quartel-general dos amotinados. A OAB participa da negociação como observadora, junto com o Ministério Público do Ceará.
Link:https://www.ootimista.com.br/politica/coronel-que-ja-mediou-dois-motins-tentara-novo-acordo-no-ceara/

Jornal do Brasil
Coronel que já mediou motim tentará novo acordo com PMs no Ceará
A opção por Medeiros foi feita após visita nesta quarta do presidente da OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil), Erinaldo Dantas, ao 18º Batalhão da PM, uma espécie de quartel-general dos amotinados. A OAB participa da negociação como observadora, junto com o Ministério Público do Ceará.
Link:https://www.jb.com.br/pais/2020/02/1022490-coronel-que-ja-mediou-motim-tentara-novo-acordo-com-pms-no-ceara.html

Mix Vale
Coronel que já mediou dois motins tentará novo acordo com PMs no Ceará
A opção por Medeiros foi feita após visita nesta quarta (26) do presidente da OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil), Erinaldo Dantas, ao 18º Batalhão da PM, uma espécie de quartel-general dos amotinados. A OAB participa da negociação como observadora, junto com o Ministério Público do Ceará.
Link:https://www.mixvale.com.br/2020/02/26/coronel-que-ja-mediou-dois-motins-tentara-novo-acordo-com-pms-no-ceara/

Mix Vale
Coronel que já mediou motim tentará novo acordo com PMs no Ceará
A comissão formada para mediar a negociação com os PMs não quis lidar diretamente com líderes da paralisação, por isso a escolha de um mediador que não participa do motim.
A opção por Medeiros foi feita após visita nesta quarta do presidente da OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil), Erinaldo Dantas, ao 18º Batalhão da PM, uma espécie de quartel-general dos amotinados. A OAB participa da negociação como observadora, junto com o Ministério Público do Ceará.
Link:https://www.mixvale.com.br/2020/02/26/coronel-que-ja-mediou-motim-tentara-novo-acordo-com-pms-no-ceara/

O Estado
PMs: comissão deve retomar diálogos hoje ou amanhã
Foi definido, na ocasião, que a OAB seria responsável por identificar um interlocutor dos militares paralisados para conversar com a Comissão. No mesmo dia, o presidente Erinaldo Dantas foi ao quartel do 18º Batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra, para estabelecer um primeiro contato com os manifestantes. Os grevistas definiram o nome do advogado e coronel Walmir Medeiros, que já se dispôs a estabelecer contato. O representante apresentará por escrito, a partir disso, as pretensões dos grevistas para serem discutidas pela Comissão.
Link:https://www.oestadoce.com.br/politica/pms-comissao-deve-retomar-dialogos-hoje-ou-amanha

Impresso
O Vale – SP
Ceará cria comissão para encerrar motim da PM
Pelo twitter, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Sarto (PDT-CE), afirmou que “a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) buscará interlocutores com o movimento”.

O Povo
Primeiro pedido será o de soltura de policiais presos, diz intermediador
Foram 43 prisões por abandono do serviço militar deserção -, três por motim e uma por queima de carro particular. O debate que será feito deverá ser de prisão a prisão. Ontem, comissão entre poderes foi formada para a resolução do conflito. Durante paralisação, pelo menos 170 mortes já foram registradas. As reivindicações da categoria serão entregues ao presidente da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Erinaldo Dantas, que também atuará no diálogo com a administração estadual.

O Povo | Blog do Eliomar
Ceará vira “Laboratório” na crise da PM
O caso dos PMs amotinados do Ceará que, até agora, resultou em mais de 170 homicídios e provocou um Carnaval dos mais turbulentos dos últimos sete anos, precisa ser exemplar em matéria de solução. Foi formada uma comissão contando com membros da Assembleia Legislativa, Governo, Poder Judiciário e Ministério Público, com aval do Exército e OAB/CE, que deve dar uma resposta positiva de altivez ao País e não só ao Estado.

Folha de S. Paulo
Coronel que já mediou motim tentará acordo com PMs no Ceará
A comissão dos três Poderes não quis negociar diretamente com os líderes da paralisação. Por isso, foi escolhido um mediador que não participa do motim. – A opção por Medeiros foi decidida nesta quarta (26), apt% visita do presidente da OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil), Erinaldo Dantas, ao 180 Batalhão da PM, o quartel-general dos amotinados.

Diário do Nordeste
Ler
“Pedimos que colocassem por escrito a pauta das reivindicações. Com certeza não será resolvido em uma primeira rodada de negociação”. Erinaldo Dantas, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (0AB-CE), em visita ao 18 Batalhão da Polícia Militar, no Antônio Bezerra, sobre a mediação entre Governo Estadual e PMs amotinados

A Tarde – BA
Comissão vai tentar intermediar fim do motim
Em conversa Pelo Twitter, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Sarto (PDT-CE), afirmou que “a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) buscará interlocutores com o movimento”. A avaliação das autoridades é que há necessidade de abrir um canal de conversa com os policiais, mas sem recuar de punições já determinadas pelo comando da Polícia Militar.

Diário do Nordeste
Manter o reforço
Os membros do MPCE, da OAB-CE e das Forças Armadas irão atuar como mediadores, fazendo a ponte entre a categoria e a comissão, para tentar retomar um diálogo. Novos interlocutores para tal mediação foram estabelecidos. Um deles é o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, que buscou conversar ainda ontem com policiais paralisados no 18 Batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Na ocasião, ele pediu que a categoria indicasse um representante. O nome escolhido foi o do coronel reformado do Exército Walmir Medeiros, que hoje atua como advogado.

Diário do Nordeste
Crise política
Há uma crise política interna entre policiais militares que estão amotinados no Ceará. Ontem, ao receberem representantes da OAB-CE para reabrir o diálogo com o Estado, um grupo se negou a ter o ex-deputado Cabo Sabino como representante.”Não queremos política partidária nisso de novo”, disse o grupo, segundo relato de advogados presentes, foi escolhido o coronel reformado do Exército, Waldir Medeiros.

Diário do Nordeste
União das organizações contra crise
Além da comissão formada por representantes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, com acompanhamento do Ministério Público do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará e do Exército, outras instituições também fazem sua parte para contribuir. DENÜNCIAS Para tentar assegurar os direitos da população em meio à crise na segurança, a Defensoria Pública do Estado do Ceará lançou o Observatório de Violências.

Correio Braziliense – DF
Ceará: comissão para fim da greve
Uma comissão com representantes dos três Poderes do Ceará foi criada ontem para negociar o fim da greve na Polícia Militar. Ficou definido que a seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil vai representar o colegiado junto aos grevistas. Ontem, o presidente da entidade, Erinaldo Dantas, pediu aos PMS amotinados no 180 Batalhão, em Fortaleza, que lhe entreguem, por escrito, a pauta de reivindicações da categoria.

O Estado de S. Paulo – SP
Exército entra na negociação pelo fim de motim no Ceará
Um representante dos policiais militares que estão com as atividades paralisadas no Ceará será convocado para dialogar com a comissão. A conversa terá a mediação do Ministério e da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). O anúncio da criação da comissão foi feito pelo govemo do estado na terça-feira.

Jornal O Dia – SP
Ceará cria comissão para tentar intermediar fim do motim de policiais
Pelo twitter, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Sarto (PDT-CE), afirmou que “a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) buscará interlocutores com o movimento”. A avaliação das autoridades é de que há necessidade de abrir canal de conversa com os policiais, mas sem recuar de punições já determinadas pelo comando da Polícia Militar.