Fortaleza será palco nos dias 05 e 06 de março da III Conferência Nacional da Mulher Advogada. Temas como “ Igualdade de gênero e as suas múltiplas formas de violência” e o “Espaço da mulher na política e na OAB”, dentre tantos assuntos de igual importância serão objeto de reflexões por conferencistas da melhor estirpe acadêmica e política.

As advogadas representam praticamente a metade dos números de inscritos nos quadros da OAB. E por essa razão, faz –se necessário a proteção de todos os aspectos relacionados à prática da advocacia por mulheres, em especial, zelando pelas suas prerrogativas e garantias funcionais, tão vilipendiadas cotidianamente no exercício desta profissão conservadora e tradicionalmente masculina.

A construção dos assuntos propostos será realizada dentro de uma perspectiva democrática e plural, apresentando diversos olhares e experiências interdisciplinares, na busca por entender este momento de empoderamento feminino atual, através da voz de diversas mulheres brasileiras e estrangeiras, que pensam, estudam e trabalham nas mais variadas carreiras. Nestes tempos sombrios onde os discursos de ódio e discriminação

contra as mulheres ganham força e ares de verdade final, inflando a misoginia e a banalização da violência em suas formas mais cruéis, a sociedade brasileira assiste atônita à formação de uma ambiência de intolerância, que gera indicies alarmantes de mortes por feminicídio em todo o país.

Neste cenário, avulta em importância o papel desempenhado pelas comissões da Mulher Advogada, porta-vozes e defensoras deste segmento tão expressivo da advocacia, a merecer especial cuidado e atenção, observando-se peculiaridades e diferenças. A OAB, pelo seu compromisso com o direito e a justiça, tem o dever ético e legal de promover a defesa das prerrogativas da mulher advogada. Mais ainda, é fundamental que a mulher advogada se faça representar nos corpos diretivos da OAB, fazendo ouvir e sentir sua voz, a voz insubstituível, cada vez mais alta e altiva. A mensagem que queremos ver iluminar a Terra da Luz, tão cantada em verso e prosa, é de Respeito e Dignidade para todos e todas. Às mulheres de nosso país, sejamos exemplo.

Christiane Leitão

Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB- CE