OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 16 de março de 2020
Digital

Ceará Agora
OAB-CE recomenda ao Governo Federal o congelamento de preços de produtos para prevenção ao Covid-19
A fim de barrar possíveis abusos no aumento do preço de produtos de higiene pessoal, a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) enviou ao Governo Federal um recomenda para que este congele os preços do álcool em gel, vitaminas, máscaras e luvas, em toda sua cadeia produtiva. O encaminhamento foi aprovado, por unanimidade, durante a realização do V Colégio de Presidentes de Subseções, que ocorre no município de Limoeiro do Norte, distante 202,7 quilômetros de Fortaleza.
Link:https://cearaagora.com.br/site/oab-ce-recomenda-ao-governo-federal-o-congelamento-de-precos-de-produtos-para-prevencao-ao-covid-19/

O Povo
OAB recomenda ao Governo Federal o congelamento de preços de produtos para prevenção ao Covid-19
Para evitar o aumento abusivo dos preços, a seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomenda ao Governo Federal que congele os preços do álcool em gel, vitaminas, máscaras e luvas, em toda sua cadeia produtiva ou tome medidas urgentes e concretas. O encaminhamento foi aprovado, por unanimidade, durante a realização do V Colégio de Presidentes de Subseções, que ocorre no município de Limoeiro do Norte, distante 202,7 quilômetros de Fortaleza.
Link:https://www.opovo.com.br/noticias/saude/2020/03/14/oab-ce-recomenda-que-estado-congele-precos-dos-produtos-de-prevencao-ao-covid-19.html

Diário do Nordeste
OAB no Ceará pedirá ao Governo Federal congelamento de preços de álcool em gel e máscaras
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) está preocupada com a escalada de preços dos produtos relacionadas aos cuidados com o coronavírus, como máscaras, álcool em gel e alguns remédios. Para tentar contornar a possível crise, a OAB deverá enviar um pedido ao Governo Federal para que os preços da cadeia produtiva desses produtos sejam congelados.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/oab-no-ceara-pedira-ao-governo-federal-congelamento-de-precos-de-alcool-em-gel-e-mascaras-1.2222554

O Povo
O que diz a lei sobre a exposição dos trabalhadores ao coronavírus
No âmbito do trabalho, a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), Adhara Camilo, explica que as ações podem ir desde o abono de falta para trabalhadores com suspeita comprovada da doença, quarentena ou isolamento, até a rescisão unilateral do contrato caso a empresa não ofereça as garantias sanitárias para o trabalhador.
Link:https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2020/03/14/o-que-diz-a-lei-sobre-a-exposicao-dos-trabalhadores-ao-coronavirus.html

O Povo
Ressignificação de situações de violência contra a mulher é tema de exposição interativa no RioMar Fortaleza
O manifesto foi idealizado pela jornalista Andressa Meireles após se ver vítima de violência. Andressa não se sentia representada pelas campanhas de incentivo a denúncias contra violência física a mulher noticiadas e resolveu subverter a situação. “O trabalho traz depoimentos de mulheres que falassem para além da violência sofrida. Não era mais só sobre Andressa, mas sim sobre outras mulheres”, conta. Cerca de 20 dias foram necessários para a produção final, inaugurada durante a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, na sede da OAB-CE, no último dia 5 de março.
Link:http://www.opovo.com.br/vidaearte/2020/03/13/ressignificacao-de-situacoes-de-violencia-contra-a-mulher-e-tema-de-exposicao-interativa-no-riomar-fortaleza.html

G1
Evento fornece orientações financeiras e jurídicas gratuitas a consumidores em Fortaleza
Estarão presentes, além do Decon, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), a Câmara de Dirigentes Logistas de Fortaleza (CDL) e o Procon Fortaleza para dar orientações jurídicas e registrar reclamações.
Link:https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/03/13/evento-fornece-orientacoes-financeiras-e-juridicas-gratuitas-a-consumidores-em-fortaleza.ghtml

O Povo
OAB-CE cria comissão técnica para propor ações ao Judiciário em meio à pandemia de Covid-19
A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) anunciou que uma comissão para acompanhar ações de combate ao coronavírus (Covid-19) no Ceará vai iniciar atuação a partir desta sexta-feira, 13. O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, explica que a comissão terá liberdade para se reunir, deliberar e propor alternativas a serem levadas até o Judiciário estadual e federal. O intuito principal é que a Justiça não pare em meio à crise causada pelo Covid-19.
Link:https://www.opovo.com.br/noticias/saude/2020/03/13/oab-ce-lanca-comissao-tecnica-para-propor-acoes-ao-judiciario-em-meio-a-pandemia-de-covid-19.html

A Voz de Santa Quitéria
OAB pede ao Governo Federal o congelamento de preços de produtos para prevenir coronavírus
Para evitar o aumento abusivo dos preços, a seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomenda ao Governo Federal que congele os preços do álcool em gel, vitaminas, máscaras e luvas, em toda sua cadeia produtiva ou tome medidas urgentes e concretas.
Link:https://www.avozdesantaquiteria.com.br/2020/03/oab-pede-ao-governo-federal-o.html

Focus.jor
OAB recomenda congelamento de preços dos produtos que previnem contra o coronavírus
Kléber Colares, presidente da subsecção do Vale do Salgado, é o autor da proposta. O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, falou sobre a importância da discussão e prevenção do assunto, o mais rápido possível. “Precisamos agir logo. Essa recomendação ao Governo irá, com toda a certeza, beneficiar a população”, ressaltou.
Link:https://www.focus.jor.br/oab-recomenda-congelamento-de-precos-dos-produtos-que-previnem-contra-o-coronavirus/

Portal InvestNE
OAB-CE recomenda congelamento de preços de produtos para prevenção ao #coronavírus
A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará aprovou, por unanimidade, durante realização do V Colégio de Presidentes de Subsecções, em Limoeiro do Norte-CE, o encaminhamento de uma recomendação para que o Governo do Estado congele os preços do álcool em gel, vitaminas, máscaras e luvas, em toda sua cadeia produtiva e/ou tome medidas urgentes e concretas para impedir o ágio e o aumento abusivo dos preços.
Link:https://portalinvestne.com/2020/03/15/oab-ce-recomenda-congelamento-de-precos-de-produtos-para-prevencao-ao-coronavirus/

Impresso
Diário do Nordeste
Saber
OAB-CE quer preços fixados
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) está preocupada com a escalada de preços dos produtos relacionada aos cuidados com o coronavírus, como máscaras e álcool em gel. Para tentar contornar a possível crise, a OAB deverá enviar um pedido ao Governo Federal para que os preços da cadeia produtiva desses produtos sejam congelados, segundo afirmou o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas.

O Povo
O que diz a lei trabalhista sobre a exposição ao coronavírus
No âmbito do trabalho, a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), Adhara Camilo, explica que as ações podem ir desde o abono de falta para trabalhadores com suspeita comprovada da doença, quarentena ou isolamento, até a rescisão unilateral do contrato caso a empresa não ofereça as garantias sanitárias para o trabalhador.