O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está com linhas de crédito com juros reduzidos específicas para prestadores de serviço, que atendem escritórios de advocacia e sociedades de advogados, ainda que unipessoais, desde que tenham CNPJ. Os recursos são oriundos do Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE) e do próprio BNB com taxas de juros a partir de 0,35% ao mês.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, já estava em processo de negociação com o BNB para acesso a crédito diferenciado para a advocacia cearense, com o objetivo de enfrentar este momento de crise pelo enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Agora, com o anúncio da linha de crédito feito pelo BNB na última segunda-feira (6), a negociação da Ordem Alencarina segue para obtenção de uma linha de crédito especial para pessoa física, visando facilitar também advogados autônomos.

“A linha de crédito para a advocacia foi prioridade em nosso diálogo com o BNB. E o anúncio do banco contemplando os escritórios de advocacia e sociedades de advogados é uma importante medida para movimentar o capital de giro em meio à pandemia de coronavírus. A OAB-CE está trabalhando intensamente para auxiliar e apoiar todos os advogados e advogadas neste difícil momento. Agora, seguimos buscando conquistar linha de crédito também para pessoa física”, afirma Erinaldo Dantas.

LINHAS DE CRÉDITO BNB
As linhas de crédito do BNB destinam-se ao financiamento de custeio, aqui incluídas despesas com pessoal e despesas correntes para manutenção da atividade.

A primeira modalidade delas, chamada Giro Insumo, tem recursos oriundos do FNE e juros mensais a partir de 0,35%. Nesta linha, o escritório ou sociedade deve comprovar com documentos as suas despesas correntes para viabilizar a contratação. Ela tem até 3 meses de carência para pagamento da primeira parcela (neste período será pago apenas os juros da operação) e o financiamento pode ser parcelado em até 36 meses.

A segunda linha, chamada Giro Simples, é financiada com fundos do próprio BNB e destinada a pessoas jurídicas que não têm como comprovar suas despesas correntes mensais. Neste caso, os juros são a partir de 0,58% mensais, o prazo de carência é de até seis meses e o financiamento pode ser parcelado em até 48 vezes.

Nos dois casos, a capacidade de crédito do tomador do financiamento será avaliada quando da contratação.
Neste período de combate ao coronavírus, o BNB estará realizando o atendimento online. O banco orienta aos interessados entrarem em contato com o gerente da agência indicada para mais informações e/ou envio de documentações necessárias para a contratação.

Contatos para a Advocacia cearense:

Fortaleza:
Ilgo Alam Castro – Gerente de relacionamento BNB
Agência: Washington Soares
E-mail: [email protected]
Telefone: (85) 9 9716 6884

Interior do Estado:
https://www.bnb.gov.br/web/guest/rede-de-agencias

Verifique também as condições de financiamento nos seguintes canais:
Internet – www.bnb.gov.br/simuladores/fnegiro
Telefone – 0800 728 3030
Ou diretamente com o gerente de relacionamento da conta BNB