OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 30 de abril de 2020
Digital

Diário do Nordeste
OAB-CE pede suspensão do pagamento de parcelas do Fies a todos os trabalhadores durante pandemia
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), acrescentou pedido em Ação Civil Pública para estender a suspensão temporária das cobranças de prestações do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a todos os trabalhadores do Ceará. Segundo a instituição, o objetivo é que a interrupção ocorra enquanto vigorar o estado de calamidade pública e por mais três meses, contados a partir do final da pandemia. No dia 23 de abril, a OAB-CE já havia protocolado Ação Civil Pública requerendo suspensão temporária do pagamento das parcelas do Fies à advocacia. Agora, a solicitação contempla também as demais categorias, tendo em vista que as dificuldades enfrentadas pelos advogados são compartilhadas por todas as áreas.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/oab-ce-pede-suspensao-do-pagamento-de-parcelas-do-fies-a-todos-os-trabalhadores-durante-pandemia-1.2240049

Tribuna do Ceará Online
OAB-CE ajuíza Ação Civil Pública para estender a suspensão temporária das cobranças do FIES a todas as categorias
A OAB-CE, por meio do presidente Erinaldo Dantas e atendendo solicitação da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ), ajuizou Ação Civil Pública com aditamento para a suspensão temporária das cobranças das prestações do FIES (Fundo De Financiamento Estudantil) a todos os trabalhadores do Ceará, tendo em vista a situação econômica do país e dos profissionais. O objetivo é que a interrupção ocorra durante o atual estado de calamidade pública, e por mais três meses, contados a partir do final da pandemia.
Link:https://tribunadoceara.com.br/blogs/investe-ce/2020/04/29/oab-ce-ajuiza-acao-civil-publica-para-estender-suspensao-temporaria-das-cobrancas-do-fies-todas-as-categorias/

Portal G1
OAB-CE pede suspensão de parcelas do Fies para trabalhadores
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, reforça a preocupação com o cenário econômico que se apresenta e enfatiza a importância do FIES para viabilizar o acesso às instituições privadas de nível superior. “A crise que se apresenta afetará sobremaneira os rendimentos dos milhares jovens profissionais em início de carreira, em especial aqueles que possuem a obrigação do pagamento das prestações do Fies. Nosso intuito com essa ação civil pública é justamente resguardar todos os profissionais que estão passando por este momento de dificuldade”, ressalta.
Link:https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/04/29/oab-ce-pede-suspensao-de-parcelas-do-fies-para-trabalhadores.ghtml

Agência BR
OAB-CE pede suspensão de parcelas do Fies para trabalhadores
A ação já havia sido protocolada na semana passada para atender a classe de advogados e, agora, pode contemplar as demais profissões. A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) estendeu, nesta terça-feira (28), pedido de suspensão temporária das cobranças de prestações do Fies (Fundo De Financiamento Estudantil) a todos os trabalhadores do Ceará. De acordo com a instituição, o objetivo da ação civil pública é que a interrupção ocorra durante o estado de calamidade pública e se estenda por mais três meses após a pandemia. O Ceará enfrenta situação de calamidade devido à pandemia de coronavírus e tem mais de sete mil pessoas infectadas pela doença, além de mais de 400 mortes.
Link:http://www.agenciabr.com.br/noticia/oab-ce-pede-suspensao-de-parcelas-do-fies-para-trabalhadores/

O Povo
Em reunião com empresários, Cabeto alerta para estrangulamento do sistema de saúde do Ceará
Formada com intuito de discutir propostas de retorno às atividades, a comissão foi criada por decreto do governador. Fazem parte desse núcleo secretários de Estado, entre eles Casa Civil, Saúde e Fazenda, Prefeitura de Fortaleza, membros de órgãos como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), Fecomércio, Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e outros.
Link:https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/04/29/reuniao-empresarios–cabeto-alerta-estrangulamento-sistema-saude-ceara.html

Impresso
Diário do Nordeste
Giro
Mulheres empoderadas como Maria da Penha, presidente do Instituto Maria da Penha; Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a mulher de Fortaleza; Ana Vládia Feitosa, vice-presidente da OAB-CE; Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher OAB-CE e Mariana Lobo, defensora pública apoiam a campanha QUARENTENA SIM, VIOLÊNCIA NÃO, promovida pelo Distrito 4490 do Rotary nas redes sociais.

O Povo
OAB-CE pede suspensão de cobrança do Fies para trabalhadores
A Ordem dos Advogados do Brasil (0AB-CE) ajuizou uma ação civil pública para estender a suspensão temporária das cobranças das prestações do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para todos os trabalhadores durante o atual estado de calamidade pública e por mais três meses, contados a partir do fim da pandemia, no Ceará. A medida amplia a solicitação feita anteriormente apenas a profissionais da advocacia para todas categorias do Ceará. No último dia 23, a OAB-CE lá havia protocolado uma ação requerendo suspensão temporária do pagamento das parcelas do Fies à advocacia. O aditamento solicita que o pedido seja estendido para todas as categorias, tendo em vista que as dificuldades enfrentadas pelos advogados são compartilhadas pelas demais áreas. A iniciativa tem como objetivo que os consumidores que enfrentam dificuldades financeiras não sejam negativados.