A Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA) da OAB-CE, está realizando vários debates onlines através de lives na rede social Instagram, com a finalidade de levar informações a respeito de como encontra-se o Sistema Socioeducativo em relação ao coronavírus (Covid-19). As lives ocorrem sempre através do perfil @artigo227.

O próximo encontro acontece nesta segunda-feira (6), às 19h, e será mediado pela secretária-geral adjunta da CDDCA, Vanessa Santiago; e o participante da Associação O Pequeno Nazareno, Manoel Torquato, abordará o tema “Sistema de Garantia de Direitos em tempos de pandemia”. A live irá dialogar sobre como a rede de atendimento e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos têm respondido a este cenário de covid-19, considerando as diversas vulnerabilidades das famílias e suas crianças e adolescentes.

Já na quarta-feira (8), também às 19h, a abordagem tratará sobre o ‘Sistema Socioeducativo em tempos de pandemia”. A live será apresentada pela 2º Vice-presidente da CDDCA e mestre em Direito Constitucional, Julianne Melo; e pela membro da Comissão e professora universitária, Jéssica Araújo. Os principais pontos a serem destacados na discussão, segundo Julianne Melo, serão “os riscos aumentados no sistema socioeducativo em razão da pandemia e a condição de pessoa em desenvolvimento peculiar dos adolescentes”, afirmou.

Vale lembrar que a primeira live realizada aconteceu no dia 3 de abril, trazendo a discussão sobre “Auxílio emergencial e os Direitos de Crianças e Adolescentes”, apresentada pela membro da CDDCA, Isabel Sousa; e pela advogada, Eri Bernadino. É importante frisar que para participar das discussões propostas, enviar perguntas e propor outros temas para debates, basta acessar o perfil @artigo227 e enviar a sugestão.