Embarque na Bolívia

A OAB-CE, através do presidente Erinaldo Dantas, auxiliou, junto à OAB de Mato Grosso do Sul e à Subsecção de Corumbá, após pedido da Assembleia Legislativa do Ceará, a repatriação dos 150 estudantes de medicina cearenses que estavam na Bolívia, nas cidades de Cochabamba e de Santa Cruz de La Sierra. Os acadêmicos estavam sem previsão de retorno ao Brasil por conta das restrições impostas como medidas de mitigação dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com regime de confinamento decidido pelas municipalidades.

Divididos em dois grupos, os estudantes estão sendo levados à fronteira do município de Corumbá/MS para depois serem encaminhados ao Ceará. O primeiro grupo de 60 estudantes saiu de Cochabamba no dia 10 de abril e desembarcou na manhã desta terça-feira, em frente à sede da OAB-CE. Já o segundo grupo sairá de Santa Cruz de La Sierra no dia 16 de abril. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e membros da OAB de Mato Grosso do Sul acompanharam a travessia para evitar exposição dos estudantes. Além disso, uma junta de saúde fará aferição de temperatura e informações sobre a quarentena já realizada na Bolívia.

Para acompanhar os procedimentos de forma legítima, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará formou Comissão Especial com os deputados: Leonardo Araújo (Comissão de Defesa Social); Antônio Granja (Comissão de Constituição, Justiça e Redação); Renato Roseno (Comissão de Direitos Humanos); Elmano Freitas (Comissão de Juventude); Evandro Leitão e Daniel Oliveira (representantes da Mesa Diretora). O Governo do Ceará, através da Defesa Civil, disponibilizou o transporte para a repatriação dos jovens cearenses.

Desembarque na sede da OAB-CE em Fortaleza

O presidente Erinaldo Dantas destaca que a atuação da Ordem foi de extrema importância para garantir aos jovens o direito constitucional de estar ao lado de seus familiares e em sua terral natal neste momento de pandemia. “Assim que recebi a solicitação da comissão da Assembleia Legislativa, através do deputado Leonardo Araújo, entrei imediatamente em contato com o meu amigo e presidente da Ordem de Mato Grosso do Sul, Mansour Karmouche. Importante registrar também a grande atuação do advogado e ex-assessor de relações internacionais do Governo do Estado Hélio Parente na operação. Fizemos esse trabalho com muita responsabilidade para proporcionar todo o apoio a esses jovens cearenses, que estavam praticamente abandonados na Bolívia”, aponta.

O deputado Leonardo Araújo explica que a Comissão Especial vem acompanhando todos os procedimentos e tratativas junto ao Consulado em Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra. “Os estudantes estavam na Bolívia sem apoio da embaixada brasileira e nem do Itamaraty, sem poder se locomover e sem dinheiro para manutenção das condições básicas. Todos nós estamos unidos e querendo apoiar esses cearenses em dificuldade. Com certeza é um gesto nobre e de humanidade que responde aos anseios das famílias. A participação efetiva do Governo Camilo Santana, através dos Secretários Élsio Batista e Nelson Martins foi também crucial no resultado positivo, além apoio de inúmeros colaboradores que ajudaram na organização. Dia 16, mais 64 estudantes serão repatriados da Bolívia ao Ceará.”, afirma.

Para João Caetano, estudante do primeiro grupo que saiu da Bolívia e acaba de desembarcar em Fortaleza, a gratidão pelo apoio e empenho da OAB e do Estado em viabilizar o translado foi fundamental. “Só temos a agradecer pela força e por todo o cuidado e todo trâmite que garantiu nossa repatriação neste período de dificuldade. Sem vocês não seria possível estarmos retornando para a nossa cidade. Muito obrigado a todos”, aponta.