A OAB-CE, através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA), em parceria com a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (COEPA), órgão da Prefeitura de Fortaleza, arrecadaram 3.206 kg de ração através das doações da campanha “Patas Unidas”, movimento iniciado em março para ajudar animais carentes de Fortaleza e Região Metropolitana em decorrência da pandemia de Covid-19. As entregas foram realizadas na sede da Seccional Cearense e no estacionamento da AMC – Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, no início deste mês, beneficiando protetores independentes que alimentam animais retirados das ruas e em pontos de abandono.

A 2º Vice-presidente da CDDA, Geórgia Carioca Melo, explica que as doações obtidas pela Comissão foram alcançadas por meio de depósito na conta bancária da OAB-CE. Além disso, todo o dinheiro arrecadado foi utilizado para a aquisição de ração, o que resultou em 906 kg de alimentos para animais carentes. Já a Prefeitura obteve a ração através das doações que foram realizadas diretamente pelas empresas. Geórgia afirma ainda que antes das entregas a Comissão preparou uma lista de confirmação junto aos beneficiados, com objetivo de orientar como se daria o processo e evitar aglomeração. Assim, seguindo todas as recomendações de saúde, 29 protetores independentes e abrigos de animais carentes receberam as doações na sede da Ordem Alencarina.

“Realizamos as entregas de rações adquiridas por esse movimento solidário com total empenho, transparência e determinação de todas as pessoas envolvidas. Os abrigos e protetores independentes estão necessitando de muito apoio, considerando a queda expressiva de doações. Com os restaurantes fechados, muitos animais que se alimentavam de restos de comidas, estão vagando famintos pelas ruas. De alguma forma, eles têm a sabedoria de retornar aos pontos de abandono para buscar comida. No momento da entrega, percebemos a alegria dos protetores em receberem essas doações, pois a situação dos animais é realmente bem crítica e a necessidade aumenta. Sabemos da situação delicada em nosso país, mas sempre buscamos reforçar: alimente um animal de rua!”, defende Geórgia Carioca Melo.