OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 25 de maio de 2020
Digital

Diário do Nordeste
Advogados pedem que magistrados atendam virtualmente; entidades dizem que plano já existe no Ceará
Dois advogados do Ceará entraram com um pedido no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que seja regulamentado e determinado o atendimento virtual e individual de magistrados de todo o País a advogados, durante a pandemia do novo coronavírus e o regime de teletrabalho do Poder Judiciário – e também depois desse momento, como legado. Questionados sobre o pedido, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) revelaram que planejam instalar a medida no Estado em um prazo de 30 dias.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/seguranca/advogados-pedem-que-magistrados-atendam-virtualmente-entidades-dizem-que-plano-ja-existe-no-ceara-1.2248578

G1
Advogados do Ceará pedem ao CNJ que magistrados de todo o país atendam virtualmente
Dois advogados do Ceará entraram com um pedido no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que desembargadores e juízes de todo o País atendam os advogados individual e virtualmente. No Estado, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) afirmam que já planejam instalar a medida em um prazo de 30 dias.
Link:https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/23/advogados-do-ceara-pedem-ao-cnj-que-magistrados-de-todo-o-pais-atendam-virtualmente.ghtml

Blog do Amaury Alencar
OAB de Sobral inova e lança evento por videoconferência com presença de personalidades do Direito nacional
Erinaldo Dantas destaca que é mais uma iniciativa do sistema OAB, reforçando o papel da Ordem junto à jovem advocacia. “É fundamental que os advogados e advogadas tenham a segurança do apoio da Ordem para enfrentarem todos os desafios do exercício da profissão. Temos a certeza que a capacitação constante é um aspecto essencial nesse sentido, contribuindo diretamente com o desenvolvimento da advocacia através do intercâmbio de experiências com importantes nomes do Direito”, aponta o presidente da OAB-CE.
Link:https://www.blogdoamauryalencar.com.br/2020/05/oab-de-sobral-inova-e-lanca-evento-por.html

TSE: Barroso assume comando hoje, no lugar de Rosa Weber
Em razão das medidas de distanciamento social adotadas devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de posse será realizada, de forma inédita no Tribunal, com uma mesa virtual de autoridades. Também comporá a mesa virtual o procurador-geral Eleitoral, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Impresso

O Povo
Frases da Semana
(“@GENHELENO, AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS RECHAÇAM O ANACRONISMO DE SUA NOTA. SAIA DE 64 E TENTE CONTRIBUIR COM 2020, SE PUDER. SE NÃO PUDER, #ficaemcasa” FELIPE SANTA CRUZ, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em seu perfil no Twitter.

O Estado
OAB quer Indicar seus dirigentes para tribunais
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, deve tentar hoje (25), na reunião do conselho federal da entidade, acabar uma regra que vigora há duas décadas, proibindo seus dirigentes ou conselheiros, incluindo as 27 seccionais, de concorrer, pelo chamado quinto constitucional da Advocacia, a vagas em tribunais. Os críticos da medida acusar Santa Cruz de tentar mudar as regras do logo para beneficiar aliados que desejam virar magistrados na chamada quota da Advocacia

TSE: Barroso assume comando hoje, no lugar de Rosa Weber