A OAB-CE realizou, pela primeira na história, uma Sessão do Conselho Pleno de forma virtual. A reunião aconteceu na quinta-feira (7/05) através de uma plataforma digital e teve transmissão simultânea pelo canal do Youtube da Entidade.

No ensejo, foi aprovada a proposta de alteração na Resolução do regimento interno para acrescentar o artigo 118-A, passando a instituir Sessão Virtual aos órgãos colegiados da OAB-CE, como julgamento dos processos administrativos e disciplinares, dentre outros. De acordo com o relator do processo, conselheiro Everado Lucena Segundo, a medida busca trazer simetria à norma editada pelo Conselho Federal da OAB. “As reuniões por videoconferência também estão sendo regulamentadas por diversas seccionais da OAB, por isso é essencial essa aprovação que trará um grande benefício para a Seccional do Ceará”, disse.

Assuntos como reconhecimento da advocacia, pública e privada, como atividade essencial, em razão da pandemia de COVID-19; migração do sistema Esaj para o PJe divulgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; e novas ações em prol da advocacia e sociedade também foram tratados na reunião.

Em nome da Diretoria, o presidente Erinaldo Dantas salientou o desafio que a advocacia e a sociedade como um todo está passando nesse período de pandemia. “Estamos lutando por sobrevivência e, mais do que nunca, precisamos seguir com muita coragem e equilíbrio para vencermos esse momento. No dia 25 março oficiei o Governador solicitando a inclusão da advocacia como atividade essencial, agora o passo seguinte será definir com o conselho sobre as próximas ações a serem seguidas”, argumentou.

Participaram da sessão os diretores Erinaldo Dantas (presidente), Ana Vládia Feitosa (vice-presidente), Pedro Bruno Amorim (secretário-geral), David Peixoto (secretário-geral adjunto), Rodrigo Costa (tesoureiro), Katianne Wirna (tesoureira adjunta), Paulo Franco (diretor adjunto de relações institucionais), Márcio Vitor de Albuquerque (diretor adjunto de prerrogativas), Adesrson Feitosa (diretor adjuntos de subsecções); o conselheiro federal André Costa; e os conselheiros seccionais Marcelo Pinheiro, Amaro Lima, Franco Almada, Bruno Ellery, Christiane Leitão, Dayane de Castro, Edgar Ximenes, Felipe Silveira, Jane Calixto, José Lino Fonteles, Washington Pinheiro, Marcelo Cavalcante, Marco Antônio Sobreira, Marcos Viveiros, Mariana Pedrosa, Renata Mota, Roberto Vieira, Everardo Lucena, Adhara Camilo, Michel Egídio, Nathália Dantas, Luciano Alves Daniel, Cleto Gomes, Eduardo Pragmácio, FabianoTávora, Domingues Ponte, Thiago Morais, Henrique Gonçalves, Luiz Crescêncio, Rachel Philomeno, Hamilton Sobreira, Sheila Melo, Isabel Cecília, Roberta Araújo, Vanessa Oliveira, Roneely Feitosa, Eduardo Brasil, Renata Pinto e Luiz Henrique Oliveira.