O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, através da portaria Nº 38/2020, nomeou o advogado Ricardo Wagner Oliveira Santos para exercer a presidência da Comissão de Direito Internacional (CDINT), nesta segunda-feira (8). Já o conselheiro jovem Francisco Machado Júnior assume a 1ª vice-presidente da CDINT, por meio da portaria Nº 39/2020.

Ricardo Wagner destaca que o momento requer ainda mais o compromisso da CDINT com o desenvolvimento da advocacia. “A posição ocupada pelo Brasil no cenário internacional tem exigido cada vez maior capacitação dos profissionais da advocacia que atuam na área. Diante do momento peculiar que o mundo vem passando, necessária uma tomada de consciência do papel da advocacia neste cenário, com o debate de idéias e posições sobre as questões humanas e civilizatórias, e, ainda, de se pensar a sadia interlocução econômica internacional, mediante atração de investimentos e parcerias comerciais. Fato é que o advogado tem relevante papel nestas relações, emergindo daí o compromisso da Comissão em capacitar, dialogar e fomentar a atuação dos advogados que no âmbito do direito internacional”, evidencia.

Para Francisco Machado Júnior, assumir o cargo é uma chance de colaborar ainda mais com a jovem advocacia e o desenvolvimento do Direito Internacional. “Avalio como uma oportunidade de contribuir com a gestão com muito trabalho, considerando o entusiasmo que possuo pelo tema, tendo em vista meu interesse em ingressar na carreira diplomática. Como conselheiro jovem, acredito ser possível construir uma ponte, aproximando a juventude da advocacia dessa área profissional pouco explorada, em regra, nos anos iniciais da carreira jurídica. A meta principal é fomentar os trabalhos da Comissão através de eventos e discussões, tanto de interesse dos colegas que atuam na área, como da sociedade de modo amplo, principalmente nesses tempos de redefinição e consequente adaptação para a área”, aponta.