A OAB-CE, com realização da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ), promoverá o evento “Elas e o Direito”, no dia 18 de junho, de 17h às 19h30, através da plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube TV OAB WEB. O evento trará uma série de debates que serão discutidos exclusivamente por mulheres advogadas que militam em várias áreas do direito, oferecendo certificado do evento aos ouvintes. Para se inscrever, clique aqui.

A ideia do evento surgiu através da presidente da CEJ, Vanessa Oliveira. Ela explica que entende que o protagonismo das mulheres no Mundo acadêmico e profissional do Direito deve ser estimulado pelas instituições, como, por exemplo, a OAB. ”Para fomentar a igualdade de gênero entre homens e mulheres, é preciso garantir a participação feminina em espaços onde não estão presentes, ou até mesmo sofrem preconceito. Combater o assédio velado ou explícito, entre tantas outras questões, é uma bandeira levantada pelo nosso presidente, Erinaldo Dantas, e pela vice-presidente, Vládia Feitosa”, salientou Vanessa.

O evento está contando com o apoio das Comissões de Direito Sindical, da Mulher Advogada, de Direitos Humanos, além da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE). A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, diz que “é muito importante frisarmos que movimentos e ações como essa, além do evento como um todo e da participação exclusiva de vozes femininas, marca espaço e o compromisso dessa gestão em propagar mais a inclusão de gênero e o lugar de fala feminino com diversas abordagens. A junção das comissões nesta live é extremamente importante e relevante para mostrarmos essa pluralidade de olhares, necessidades e as realidades da advocacia feminina, que hoje é mais da metade da advocacia como um todo”, enfatizou a advogada.

Jane Calixto, presidente da Comissão de Direito Sindical e recente empossada como nova Diretora Adjunta de Relações Institucionais da OAB-CE, afirma que “terei a honra de presidir esse evento com tantas mulheres competentes. Esse momento se mostra importante não só pelos temas a serem abordados, mas também pelos enfoques das mulheres nos mais diversos setores sociais em que atuam, sobre o momento atual e os desafios enfrentados. Da mesma forma, se faz imprescindível a participação cada vez mais ampliada da mulher nas diversas instâncias da nossa entidade de classe, e, nesse sentido, me sinto muito honrada com a minha eleição pelo Conselho Seccional da OAB-CE para ocupar o cargo de Diretora Adjunta de Relações Institucionais”, evidenciou.