Mais de 328 toneladas de alimentos já foram doadas às populações em situação de vulnerabilidade social e econômica, através da Campanha “Eles e elas precisam de nós para se proteger”, no período entre março e junho. A campanha de arrecadação de doações foi realizada pela Arquidiocese de Fortaleza, através da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, das Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDPDH). A ação conta com apoio da OAB-CE através do projeto OAB Solidária, com participação de Subsecções da Seccional Cearense.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a campanha tem se mobilizado em todo o Estado do Ceará por meio do trabalho incondicional de agentes, parceiros e voluntários, além do apoio de pessoas e organizações que se sentiram tocadas pela corrente de solidariedade, como a Ordem Alencarina. Com objetivo de mitigar os impactos da pandemia, a campanha reforçou o acompanhamento da Arquidiocese aos migrantes, pessoas em situação de rua, catadores, povos e comunidades tradicionais. As doações foram revertidas em itens de alimentação e higiene para este público.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Christiane Leitão, a campanha tem sido de extrema importância para colaborar com o trabalho junto à população vulnerável em todo o Ceará. “Nosso objetivo sempre foi ajudar a população que está tão fragilizada neste momento, não só aqui em Fortaleza, mas também no interior do Estado, onde trabalhamos de mãos dadas com a Cáritas, a Pastoral Migrantes, a Pastoral Povo da Rua e diversas Paróquias. Somamos esforços e colaboramos como Ordem e como advogados e advogadas”, destaca.

A advogada Elizabete Oliveira, que está à frente do projeto OAB Solidária, ressalta a alegria em integrar mais uma campanha neste período de pandemia, gerando um grande sentimento de colaboração e contribuição para com o próximo. “Contamos com a participação de muitos colegas advogadas e advogados, além da sociedade civil em geral, entregando uma grande quantidade de mantimentos. As doações fazem toda a diferença na vida das pessoas. Para nós tem sido uma honra poder somar esforços com a Cáritas, organismo da Igreja que promove esse serviço de solidariedade”, salientou.