A Comissão de Direitos Culturais (CDCULT) da OAB-CE, tem promovido, por meio de podcast, uma série de debates que difundem e explicam o que são os direitos culturais e como identificá-los no cotidiano. O terceiro programa, chamado “Podcast Artigo 215 – Impacto do coronavírus no setor cultural do Ceará” conta com a direção do presidente da CDCULT, Paulo Maranhão; mediação da jornalista, Ana Rabelo; e a participação do membro da comissão, Cristiano Simão. Como convidados, o programa trouxe o ator e gestor de espaço cultural, Raimundo Moreira e o produtor cultural, Henrique Rocha. Clique aqui para ouvir o programa.

O mais novo episódio debateu a respeito da crise que o setor cultural vem enfrentando devido à pandemia nos últimos meses. O presidente da Comissão, Paulo Maranhão, explicou que pandemia afetou, inclusive, a produção do podcast. “Temos a meta de realizar esse projeto mensalmente, porém, devido às restrições e cuidados tivemos de suspender a produção por 03 meses. Essa retomada aconteceu de forma 100% online. O espaço cultural e estúdio que eram feitas as gravações fechou por conta desta crise”, salientou.

Sobre os impactos do coronavírus na cultura, o presidente da comissão afirmou que, “o setor cultural foi um dos primeiros a ter suas atividades interrompidas e será um dos últimos a retornar, é uma atividade que tem a aglomeração de pessoas como essência. Desta forma, não poderíamos voltar com as gravações sem debater sobre esta pandemia e seus reflexos no setor cultural, nas linguagens e seus agentes”.

Nos episódios anteriores, a comissão debateu sobre teatro e circo contemporâneo, ao longo do programa “Artigo 215 – Artistas”, além de falar sobre o carnaval e o cotidiano dos maracatus cearenses em seu programa de estreia, “Artigo 215 – Maracatus”. Clique aqui para ouvir os programas disponíveis.