A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da OAB-CE promoveu, na última quinta-feira (30), uma capacitação exclusiva para os membros das CDPI’s de toda a Seccional sobre “O Papel da OAB na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”. Com a presença do presidente Erinaldo Dantas, o debate virtual recebeu como palestrantes a presidente da Comissão Nacional do Direito da Pessoa Idosa, Déborah Cartagenes; e a presidente da Comissão de Adoção e do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Espírito Santo (IBDFAM-ES), Patrícia Novais Calmon.

O presidente da CDPI da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, avalia que o momento de capacitação foi um grande sucesso, reforçando o diálogo entre as Comissões e a defesa dos direitos da pessoa idosa. “Foi uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento das futuras ações da Comissão, já que buscou a capacitação dos membros com essas colegas de referência nacional. Por meio dessa iniciativa, a gente se sente mais capacitado, mais sintonizado institucionalmente acerca do nosso papel e dos desafios que a luta na defesa dos direitos da pessoa idosa impõem para todo o Sistema”, ressalta.

Para a presidente da CDPI da OAB Juazeiro do Norte, Fabiane Danni, a capacitação foi muito relevante para a atuação das Comissões, expandindo o diálogo. “O evento exclusivo trouxe aos colegas advogados a oportunidade de troca de experiências e de debater entre pessoas que lutam pelo mesmo fim ou seja, os direitos dos idosos. Como também, se atualizar com palestrantes de renome nacional na causa do idoso e entender as possibilidades de atuação e real competência das CDPI’s. Com essa união podemos ampliar as interlocuções, ganhamos mais força e visibilidade. E assim, podemos alinhar nossas ações ressalvando e adaptando nas especificidades de cada região”, destaca Fabiane Danni, que também é coordenadora do projeto Interioriza CDPI.