OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 19 de agosto de 2020

Online
O Povo Online
OAB institui Prêmio Luiz Gama para homenagear pessoas e instituições que se destacam na defesa da justiça social
A proposta de instituição da honraria foi iniciativa do conselheiro federal do Ceará na OAB André Costa. O prêmio foi aprovado com unanimidade pelo Conselho Federal da OAB durante sessão Virtual Extraordinária. O advogado ressalta que, no mês da advocacia, a aprovação do prêmio pela entidade é um ato simbólico e representativo.
Link: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2020/08/18/oab-institui-premio-luiz-gama-para-homenagear-pessoas-e-instituicoes-que-se-destacam-na-defesa-da-justica-social.html

Diário do Nordeste – Blog Seu Direito
Conselho Federal da OAB institui o Prêmio Luiz Gama
Autor da proposta que instituiu o prêmio, o conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, André Costa, compreende a aprovação pelo Conselho Federal como “ato simbólico e representativo, um merecido reconhecimento à trajetória de um brilhante e corajoso advogado que lutou em defesa da liberdade, da democracia e da igualdade”, disse, se referindo ao advogado Luiz Gama, que, segundo André, “é referência para toda humanidade”.
Link: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seu-direito/conselho-federal-da-oab-institui-o-premio-luiz-gama-1.2978792

Público A
OAB Nacional aprova proposta do conselheiro federal André Costa e institui o Prêmio Luiz Gama
O autor da iniciativa, conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, André Costa, destaca que “a aprovação da instituição do Prêmio Luiz Gama da OAB Nacional, no mês da advocacia, é um ato simbólico e representativo por parte do Conselho Federal da OAB, um merecido reconhecimento à trajetória de um brilhante e corajoso advogado que lutou em defesa da liberdade, da democracia e da igualdade. O advogado Luiz Gama é uma referência para toda humanidade.”
Link: https://publicoa.com.br/oab-nacional-aprova-proposta-do-conselheiro-federal-andre-costa-e-institui-o-premio-luiz-gama/

Blog do Lauriberto
OAB cria Prêmio Luiz Gama
O autor da iniciativa, conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, André Costa (foto), destaca que “a aprovação da instituição do Prêmio Luiz Gama da OAB Nacional, no mês da advocacia, é um ato simbólico e representativo por parte do Conselho Federal da OAB, um merecido reconhecimento à trajetória de um brilhante e corajoso advogado que lutou em Defesa da Liberdade, da Democracia e da Igualdade. O advogado Luiz Gama é uma referência para toda Humanidade”.
Link: https://www.blogdolauriberto.com/2020/08/oab-cria-premio-luiz-gama.html

O Otimista
Estupro corretivo e a realidade das mulheres lésbicas
Artigo por Nikaelly Lopes, membra da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE
Link: https://www.ootimista.com.br/jornal-impresso/estupro-corretivo-e-a-realidade-das-mulheres-lesbicas/

O Povo Online
Três advogados acusados de crimes são suspensos preventivamente pela OAB por 90 dias
Três advogados cearenses foram suspensos preventivamente por 90 dias, apontados em graves desvios de conduta. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 18, em sessão especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (TED/OAB-CE). O encontro, em formato virtual, durou cinco horas e meia.
Link: https://mais.opovo.com.br/jornal/cidades/2020/08/18/tres-advogados-acusados-de-crimes-sao-suspensos-preventivamente-pela-oab-por-90-dias.html

A Voz de Santa Quitéria
Três advogados acusados de crimes no Ceará são suspensos pela OAB por 90 dias; confira os nomes
Três advogados cearenses foram suspensos preventivamente por 90 dias, apontados em graves desvios de conduta. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 18, em sessão especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (TED/OAB-CE). O encontro, em formato virtual, durou cinco horas e meia.
Link: https://www.avozdesantaquiteria.com.br/2020/08/tres-advogados-acusados-de-crimes-no.html

Público A
OAB Jovem realizará o 2º Encontro Estadual da Jovem Advocacia
A OAB Jovem Ceará, contando com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), e da Associação Nova Advocacia, realizará o 2º Encontro Estadual da Jovem Advocacia, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, 15h às 20h30. O evento é 100% online e gratuito. Os interessados poderão fazer a sua inscrição pelo site da ESA Ceará. A transmissão será através canal do Youtube ESA Ceará.
Link: https://publicoa.com.br/oab-jovem-realizara-o-2o-encontro-estadual-da-jovem-advocacia/

Blog do Lauriberto
OAB-CE promove II Encontro da Jovem Advocacia
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Jovem Ceará), contando com o apoio da OAB-CE, da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (CAAIC), e da Associação Nova Advocacia, realiza o II Encontro Estadual da Jovem Advocacia, desta quarta (19) a sexta (21), das 15 horas às 20h30.
Link: https://www.blogdolauriberto.com/2020/08/oab-ce-promove-ii-encontro-da-jovem.html

Site Miséria
Justiça do Trabalho do Ceará aprova plano para retomada de atividades presenciais
Para a elaboração do cronograma de retomada das atividades e das medidas sanitárias a serem adotadas, o Gabinete de Gestão e Monitoramento das Ações de Prevenção ao Covid-19 criado pelo TRT/CE ouviu o serviço médico do órgão, a OAB/CE, o Sindicato dos Servidores, a Associação dos Magistrados e o Ministério Público do Trabalho. Ficou definido que as etapas poderão ser canceladas, suspensas ou adiadas, a fim de adequar o funcionamento do Tribunal aos protocolos e orientações definidos pelas autoridades sanitárias e de saúde.
Link: https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/regiao/justica-do-trabalho-do-ceara-aprova-plano-para-retomada-de-atividades-presenciais/

CNews
Saiba quando você pode ser multado por não usar máscara
Segundo Antunes Filho, advogado da Comissão de Trânsito e Mobilidade da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE), dentro dos carros, a recomendação é que se use máscara caso haja mais de uma pessoa no automóvel. Se apenas o motorista estiver no veículo, o uso de máscara é opcional. Ele salienta que, no transporte público o uso de máscara é obrigatório.
Link: http://cnews.com.br/cnews/noticias/153507/saiba_quando_voce_pode_ser_multado_por_nao_usar_mascara

Governo do Estado do Ceará
Novas integrantes do Conselho Cearense da Mulher são empossadas
Sociedade Civil – Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Seção Ceará
Titular: Christiane do Vale Leitão
Suplente: Eliane de Oliveira Bezerra
Link: https://www.ceara.gov.br/2020/08/18/novas-integrantes-do-conselho-cearense-da-mulher-sao-empossadas/

Impresso
O Povo – Cidades
Três advogados acusados de crimes são suspensos preventivamente
Três advogados cearenses foram suspensos preventivamente por 90 dias, apontados em graves desvios de conduta. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 18, em sessão especial do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (TED/OAB-CE). O encontro, em formato virtual, durou cinco horas e meia.