OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 09/09/2020

Online
Estadão
OAB tem que ser coerente com sua história, diz conselheiro que propôs cotas
Primeiro de sua família a ter curso superior, o advogado eleitoralista André Costa é atualmente o único entre os 81 conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ) que se autodeclara negro. Com o intuito de mudar este cenário, ele apresentou à instituição uma proposta de reserva de 30% dos cargos da OAB para advogadas e advogados negros, por um período renovável de 30 anos.
Link:https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,oab-tem-que-ser-coerente-com-sua-historia-diz-conselheiro-que-propos-cotas,70003429673

CartaCapital
OAB deve criar políticas internas que eliminem o racismo institucional
Única pessoa negra no Conselho Federal, André Costa foi eleito pelo Estado Ceará e vem batalhando internamente pela adoção de cotas na entidade, ao ser autor da proposta de reservar ao menos 30% das vagas dos órgãos, cargos e direção da Entidade para advogados negros e negras, pelo período de dez mandatos – aproximadamente 30 anos. Costa também é autor da proposta que instituiu o “Prêmio Luiz Gama da OAB Nacional”, em homenagem ao jurista negro brasileiro atuante pelo abolicionismo no Século XIX.
Link:https://www.cartacapital.com.br/justica/oab-deve-criar-politicas-internas-que-eliminem-o-racismo-institucional/