A Comissão do Direito Sistêmico da OAB-CE esteve no Escritório de Direito Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL) da Câmara Municipal de Fortaleza, na última sexta-feira (18), para firmar parceria entre os dois órgãos, ao que se relaciona em um apoio e atendimento jurídico sistêmico à população. Bem como também, uma melhor compreensão das tratativas geradas para que o trabalho possa ser realizado, prevenindo, o que necessite a envoltura do poder judiciário. Participaram da reunião o coordenador do EDHAL, Cláudio Silva, a presidente da comissão da OAB-CE, Ana Tarna, e a membro Elane Barros.

O Atendimento Jurídico Sistêmico, foco da Comissão no que diz respeito à atuação, é algo inovador e que ainda está sendo introduzido de forma progressiva dentro do universo jurídico, é por este motivo que, garantir um atendimento consensual e humanizado, é uma das prioridades da Comissão em conjunto com a EDHAL. Para Ana Tarna, presidente da Comissão do Direito Sistêmico da OAB-CE, a assistência prestada irá contribuir com a ressignificação da situação através de práticas dialógicas sistêmicas. “Enquanto advogados sistêmicos, iremos garantir um atendimento jurídico sistêmico dentro das posturas inovadoras, tal como, o trato das pessoas em seus respectivos conflitos. Levaremos também, um olhar mais profundo, humanizado e sobretudo consensual para os atendimentos realizados, pois queremos trabalhar justamente na prevenção, para que as tratativas não cheguem ao judiciário”, esclareceu.

O coordenador do EDHAL, Cláudio Silva, enfatizou que frequentemente o Legislativo recebe demandas relacionadas com problemas de mediações, que vão desde da ordem familiar até mesmo dentro das comunidades. Ele espera que a parceria aprimore os serviços de atendimento. “O Escritório visa estabelecer mecanismos e formas de mediações que, não necessariamente, todas as demandas sejam resolvidas pelo Judiciário. Essa parceria com a Comissão de Direitos Sistêmicos é para ter mais um canal alternativo na resolução de conflitos através da abordagem que trabalha com constelações familiares”, finalizou.

Ana Tarna ainda salientou sobre a importância da realização das constelações familiares dentro do direito sistêmico. “A constelação familiar é uma terapia breve, que traz o que está no inconsciente da pessoa. A gente consegue chegar na profundidade daquele indivíduo através dos movimentos das pessoas que estão representando aquele conflito”, explicou.

Os atendimentos acontecem no Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), que localiza-se na Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante, para mais informações como agendamento e horário de funcionamento, através do telefone (85) 3444-8429. Caso o EDHAL durante um atendimento identifique a necessidade de um olhar mais profundo de algum caso poderá enviar para a Comissão da OAB.

O Direito Sistêmico
Direito Sistêmico é a denominação criada pelo juiz Sami Storch como método terapêutico criado pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, que a partir das constelações familiares desenvolveu uma ciência dos relacionamentos humanos, ao descobrir algumas ordens (leis sistêmicas) que regem as relações. O método vem sendo bastante utilizado no judiciário brasileiro.

*Com informações CMFOR.