Realizada de forma remota nesta quinta-feira (24), a 5ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará aprovou, por unanimidade, o processo que trata da criação da Comissão da Juventude da OAB-CE. A deliberação é um requerimento do advogado Joel de Menezes Borges (OAB/CE 35893) e tem a relatoria da conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Christiane Leitão.

Durante a manifestação de seu voto, Christiane Leitão destacou o intuito da criação da Comissão de Juventude e a relevância dessa atuação para a sociedade como um todo. “A proposição é de uma comissão que tem efetivamente como pauta o cunho social, a evolução das demandas e as conquistas da juventude. Visto que, se desenvolveram ao longo dos anos em um contexto histórico social, a busca de um protagonismo juvenil. A juventude, na verdade, é pauta pública, clemente a demandar a construção de uma extensa agenda de debates e pauta de discussões, mas principalmente entre a esfera civil e os poderes constituídos, na perspectiva de assegurar os direitos dos jovens com a promoção de políticas públicas eficazes, capazes de preparar os jovens, presente e futuro do Brasil”, pontuou.

Para o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a Comissão vem somar com os esforços empreendidos pela Seccional, expandindo a luta por mais direitos. “Será uma atuação que expandirá o trabalho já desenvolvido de forma exemplar, pela nossa Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mais uma vez a Ordem reforça seu compromisso junto à sociedade, estando próxima de pautas e políticas voltadas para a juventude. A OAB Ceará não poderia deixar de maneira alguma, fortalecer essa causa”, destacou.

A sessão foi destacada ainda, pela aprovação da inclusão da Audiência de Custódia na tabela de honorários da seccional, requerido pelo advogado Wanderson Maia Bento e também pelo assentimento do Conselho para com a Proposta de Criação do Regimento Interno para o Conselho da Subseção de Sobral, requerimento realizado pela Diretoria da Subseção de Sobral.