O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, nomeou Raquel Andrade como presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, por meio da portaria Nº 109/2020, assinada na sexta-feira (28). A advogada, que também é vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos, foi a solicitante do processo de criação da Comissão, que foi aprovada durante a 4º Sessão Ordinária do Conselho Estadual, por unanimidade de votos.

Raquel Andrade destacou a honra em assumir a presidência da Comissão, principalmente por ser uma mulher negra que veio da periferia e que sabe a importância de políticas afirmativas. “É um espaço de muita responsabilidade, mas que nos dá a possibilidade de desenvolver múltiplas ações inclusivas não só na advocacia, mas em toda a sociedade cearense. Ocupar esse espaço não representa apenas que a Raquel é a presidente de uma Comissão na OAB, mas que mulheres negras e periféricas podem sim ocupar espaços de poder e decisão e promover políticas para que mulheres, negros, indígenas e quilombolas enxerguem na OAB um espaço de promoção da igualdade e da luta pela não discriminação em razão da raça e da etnia”, defende.

De acordo com a advogada, o trabalho da Comissão será pautado pela coletividade, valorizando o diálogo com entidades e movimentos que atuam na promoção da igualdade racial, como a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) do Estado do Ceará, que inclusive incentivou a iniciativa. “A coordenadora da CEPPIR, professora Zelma Madeira, foi a grande incentivadora da criação da Comissão. Essa é uma demanda que representa um anseio dos movimentos por igualdade racial no Ceará. A ideia realmente é que a gente una forças para desenvolver um trabalho integrado e de responsabilidade para que a pauta antirracista seja também prioritária no Sistema OAB. Além desse caráter democrático, queremos aprender com quem já está há décadas atuando nessa pauta e humildemente colocar nosso trabalho à disposição, para que a Ordem consiga se firmar também como entidade fundamental no combate ao racismo e à discriminação”, explica Raquel Andrade.

Para Erinaldo Dantas, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial é mais uma das ações afirmativas desenvolvidas pela Ordem Cearense, onde a promoção da igualdade ganha ainda mais força. “Durante esta gestão, temos as mulheres como protagonistas e estamos sempre em busca da paridade. A iniciativa partiu de uma integrante da Ordem e isso é motivo de muito orgulho. Precisamos debater mais sobre essa pauta tão cara para a sociedade, disseminando conhecimento e combatendo o racismo estrutural em todas as suas repercussões. A Comissão contará com o nosso apoio integral no desenvolvimento de ações afirmativas. A igualdade é sempre prioridade”, ressaltou.