OBSERVATÓRIO DIÁRIO- 15/10/2020

Online
Diário do Nordeste
Edifício Andrea: ex-moradores ainda são cobrados por financiamento e seguro de imóvel que não existe
Rafaela Ferraro, advogada especializada em direito imobiliário e integrante da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-CE, diz que é dever de quem administra assegurar aos moradores uma boa convivência, com saúde, sossego e segurança, incluindo a garantia de um seguro residencial adequado. ‘Se possível, fazer uma assembleia, em que esse comunicado seja entregue por escrito, com todas as regras e consequências, buscando a anuência expressa de cada condômino, para que, depois, ninguém diga que não sabia ou não recebeu’, orienta a especialista.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seu-direito/edificio-andrea-ex-moradores-ainda-sao-cobrados-por-financiamento-e-seguro-de-imovel-que-nao-existe-1.2999222

O Povo
Fundação Demócrito Rocha promove curso sobre enfrentamento à violência doméstica; veja como participar
É a segunda vez que parcerias com temáticas de relevância social acontecem entre O POVO e as demais entidades. A coordenadora de conteúdo e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Leila Paiva, conta que é extremamente importante a realização desses cursos. No primeiro evento realizado, sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, foram mais de 40 mil inscritos no Brasil todo. Com o sucesso do primeiro curso, Leila percebeu que seria interessante dar continuidade ao projeto, que agora ganha outro contexto devido pandemia da Covid-19. “A violência doméstica contra mulher aumentou bastante e isso inclui feminicídio. Então, ampliamos para discutir. A gente viu que o público mudou e precisamos atingir novos atores”, explica a coordenadora.
Link:https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2020/10/14/fundacao-democrito-rocha-promove-curso-sobre-enfrentamento-a-violencia-domestica–veja-como-participar.html

O Povo
Flexibilização da CNH: o que muda para os condutores e para o trânsito
Antunes Filho, membro da Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana da OAB-CE, analisa que a flexibilização da pontuação pode gerar consequências sérias quanto aos números de acidentes, porque o condutor vai demorar mais tempo para passar pelo acompanhamento dos órgãos responsáveis e poderá cometer mais infrações até ter a suspensão da carteira. Outro ponto é que. com menos entradas nos órgãos de administração, vai haver a diminuição da arrecadação pública.
Link:https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2020/10/14/flexibilizacao-da-cnh–o-que-muda-para-os-condutores-e-para-o-transito.html

Giro na Cidade
Inscrições abertas e gratuitas para o curso Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher
No endereço cursos.fdr.org.br é possível conferir o conteúdo programático e o perfil dos autores de cada módulo. A coordenação de conteúdo é da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Leila Paiva, e Valéria Xavier é a coordenadora geral do projeto.
Link:http://gironacidade.com.br/inscricoes-abertas-e-gratuitas-para-o-curso-enfrentamento-a-violencia-domestica-e-familiar-contra-mulher/

Revista Mundo Ceará
OAB Ceará solicita atendimento exclusivo para advocacia ao INSS
O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, acompanhado do presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social (CDPAS) da OAB-CE, João Ítalo, e do membro da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB Nacional, Carlos Eden, postularam junto ao gerente executivo do INSS, Francismar Lucena, bem como ao chefe da PFE/INSS, Eduilton Barros, que a advocacia tenha atendimento exclusivo. O pleito foi solicitado durante visita à sede da autarquia nacional em Fortaleza, nesta quarta-feira (07), onde a Ordem disponibilizou ainda uma estrutura na sede da Seccional para que os advogados e advogadas possam usufruir do atendimento.
Link:https://www.revistaceara.com.br/oab-ceara-solicita-atendimento-exclusivo-para-advocacia-ao-inss/

O Povo
Horizontais
A OAB/CE instalou a Comissão Estadual das Relações Brasil-China, tendo à frente o advogado Tiago Asfor. Hora de fomentar parcerias entre órgão públicos e privados e produzir conteúdo jurídico.
Link:https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2020/10/15/padre-fabio-de-melo-falara-no-futura-trends-2020.html

Impresso
O Povo
Horizontais
A OAB/CE instalou a Comissão Estadual das Relações Brasil-China, tendo à frente o advogado Tiago Asfor. Hora de fomentar parcerias entre órgão publicos e privados e produzir conteúdo jurídico.

Tv
Ce no ar
O presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB-CE, André Peixoto, concedeu entrevista sobre golpes financeiros digitais.
Link:https://youtu.be/59KCm0ZXyYA

Jornal Assembleia
O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, concedeu entrevista sobre o impacto da inflamação nos orçamentos dos idosos.
Link:https://youtu.be/SuW2Zj3xkm8

Jornal Assembleia
O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, Fernandes Neto, concedeu entrevista sobre as punições para quem divulgar informações falsas com fins eleitorais.
Link:https://youtu.be/SuW2Zj3xkm8

Jornal Assembleia
A membro da Comissão Especial dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-CE, Nadja Bortolotti, concedeu entrevista sobre assédio sexual online contra crianças e adolescentes.
Link:https://youtu.be/SuW2Zj3xkm8