A OAB Ceará, através da Comissão de Direito do Trabalho (CDT), realizou uma reunião virtual com Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT- 7ª Região), na última quarta-feira (14), após receber reivindicações da advocacia em relação às audiências marcadas apenas para metade do ano de 2021 e 2022.

O desígnio do encontro foi de manifestar a contrariedade da classe quanto a elasticidade de prazos para com as audiências, que com sua demora prolongada, atinge diretamente os envolvidos, bem como o jurisdicionado e também a própria advocacia. Para Adhara Camilo, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, a oportunidade foi bastante significativa para que possa ser expressada a busca da classe pela obediência à lei. “Solicitamos esta reunião pois acreditamos que é fundamental encontrarmos uma maneira de melhorar esta questão, tendo em vista que este tempo excedido para as audiências prejudica tanto o advogado, quanto o jurisdicionado. A OAB Ceará está sempre atenta às demandas dos advogados e advogadas que, em meio a todo este período pandêmico, enfrentam uma série de desafios”.

A presidente da comissão destaca ainda que o com o diálogo, acredita ser possível conseguir essa reformulação nas datas das audiências. “Acreditamos que já foi compreendido que enfrentar este longo tempo de espera para que possam ser realizadas as audiências, de fato, não colabora, para que haja o cumprimento da justiça. Justificamos que tamanha elasticidade de prazos, com audiências agendadas para o ano de 2022, não acarretará a resolução dos casos. E a partir de agora, ficaremos no aguardo para que ocorra um retorno o mais breve possível quanto a nossa solicitação, tendo em vista que os advogados envolvidos vivem de seus honorários, como também as partes, ao procurarem a justiça do trabalho”, finaliza Adhara.

O TRT da 7ª Região prontamente informou que estará analisando o requerimento e verificado os casos que estão acontecendo para que seja possível obter uma resposta o mais breve possível para a classe, preferencialmente já com uma reacomodação das pautas.

A reunião contou com a presença do Desembargador Plauto Carneiro Porto, presidente do TRT-CE, também de Emmanuel Teófilo Furtado, Corregedor Regional do Trabalho da 7a Região; Paulo Jacinto, Assessor do Desembargador Emmanuel Teófilo; e ainda, o Secretário da presidência do TRT-CE, Fernando Freitas.