O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará acolheu o pedido da OAB Ceará para que Monsenhor Tabosa continue como comarca sede. A sugestão da Seccional Cearense foi apresentada em reunião com o presidente do TJCE, Washington Araújo, em julho de 2019.

O presidente da Ordem Alencarina, Erinaldo Dantas, entende que acolher essa sugestão trouxe melhorias não apenas para a advocacia, mas para o melhor funcionamento do Poder Judiciário. “Esperamos que, através do diálogo permanente entre OAB, Subsecções e TJCE, possamos construir juntos grandes avanços para a advocacia”, afirmou.

Para o presidente da Subsecção dos Sertões de Crateús, Alexandre Maia, a não extinção da comarca de Monsenhor Tabosa é fruto de uma luta coletiva que envolveu toda a advocacia Taboense, a Subsecção, o povo de Monsenhor Tabosa, as lideranças políticas e os movimentos sociais. “Conseguimos levar ao conhecimento do Tribunal de Justiça do Ceará a necessidade da manutenção da comarca tendo em vista a sua localização geográfica, a população e volume de movimentação jurídica em atividade no município”, destacou.

A demanda foi apresentada à presidência do TJCE em reunião realizada no dia 2 de julho de 2019. O encontro foi articulado pelo presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e contou com a presença do diretor de prerrogativas da Seccional Cearense, Márcio Vitor de Albuquerque; e do presidente da Subsecção dos Sertões de Crateús, Alexandre Maia.