A OAB-CE concedeu bens patrimoniais à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado do Ceará para instalação de interfones na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3). A entrega foi realizada nesta quarta-feira (14), através do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) e da Comissão de Direito Penitenciário (CDP), junto ao diretor adjunto da CPPL 3, Francisco Jackson Lemos de Oliveira, com objetivo de ampliar o atendimento da advocacia aos internos na unidade.

A concessão de equipamentos realizada pela OAB-CE reforça as ações de melhoria que estão sendo realizadas na unidade, facilitando a interlocução e o exercício profissional da advocacia. O parlatório da CPPL 3 já está sendo reformado para melhorar e ampliar o atendimento aos advogados e advogadas. A obra está sendo executada apenas nos finais de semana para não prejudicar os atendimentos dos advogados aos internos durante a semana.

O diretor de Prerrogativas da OAB-CE e presidente da CDP, Márcio Vitor Albuquerque, destaca que é mais uma ação da Ordem Alencarina visando auxiliar o atendimento de advogados e advogadas na CPPL3 . “Nós organizamos essa doação pensando em mais um benefício direto para a advocacia e o desenvolvimento da atuação profissional na unidade. Com a instalação, a advocacia que milita na área criminal contará com esse reforço. A OAB segue acompanhando e propondo ações nesse sentido”, aponta.

O coordenador do CADAA, José Navarro, explica que a CPPL 3 tem um movimento grande de advogados e os interfones concedidos pela Ordem reforçarão o atendimento. “A comunicação entre advogados e cliente se dá através de 3 parlatórios cujo atendimento é realizado simultaneamente, ou seja, 3 advogados atendem 3 clientes ao mesmo tempo. Como o ambiente é separado por uma proteção de acrílico os advogados têm dificuldade para ouvir e ser ouvido, visto que tem que falar em alto tom para serem ouvidos. Desta foi solicitado a instalação de interfones para facilitar a interlocução. Com a instalação, certamente os advogados poderão ter um melhor diálogo com seus clientes durante o período de atendimento”, defende.

Para o membro da CDP, Francisco Meira Barbosa, a ação da Seccional Cearense ampliará a comunicação na unidade. “Atualmente, o parlatório da CPPL3 possui três cabines para atendimento e, após a reforma, contará com 6 cabines. Em atenção à demanda dos advogados criminalistas que atuam naquela unidade penitenciária, a OAB-CE doou estes interfones para melhorar a comunicação da advocacia no momento do atendimento”, pontuou.