Na última quinta-feira (29/10), a OAB Ceará, através da Comissão de Estudos e Apoio ao Terceiro Setor (CEATS), participou da reunião que criou e estabeleceu, oficialmente, a Federação do Terceiro Setor do Estado do Ceará (FTS). A determinação visa o fomento e a unificação de instituições sem fins lucrativos que desenvolvem projetos sociais de caráter público no estado do Ceará.

A assembleia geral, que ocorreu de forma virtual e presencial na sede do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), trouxe em discussão, a necessidade de se criar uma entidade representativa para o terceiro setor, e que na oportunidade, também definiu como Diretor-Presidente da federação, Sulivan Mota, atual presidente do IPREDE.

Presidente da Comissão de Estudos e Apoio ao Terceiro Setor (CEATS) da OAB-CE, Daniel Mariz esteve presente na reunião, e relata as primeiras iniciativas que deram o pontapé inicial para a criação da atual federação. “No início do ano passado, fomos procurados por um grupo de representantes de entidades do terceiro setor que compartilhou a ideia de se criar uma Federação no Estado do Ceará que as contemplasse. Na época, de pronto aquiescemos com o propósito, pois sabíamos da importância para os que atuam no terceiro setor e da responsabilidade e legitimidade demonstradas por essas entidades”, relata.

O presidente da comissão destaca ainda que com a instituição da nova federação, ações poderão ser melhor elaboradas focando exclusivamente no Terceiro Setor. “A oficialização das Federações do Terceiro Setor é uma iniciativa de acentuada seriedade, levando em consideração que o terceiro setor ainda não tinha um órgão oficial para representá-lo. A partir de agora, com membros, ações, e planos iniciais bem definidos, acreditamos que poderemos focar, em conjunto, na observação das associações do Terceiro Setor do Ceará, objetivando a melhoria da situação dessas entidades tão importantes para a sociedade”, finaliza Daniel.

Além do atual presidente da CEATS da OAB-CE, Daniel Mariz, esteve presente também na reunião, Alysson Frota, membro da comissão.