O presidente da Ordem Alencarina, Erinaldo Dantas, nomeou o advogado Ítalo Sérgio Alves Bezerra (OAB-CE 23.487) como presidente da Comissão Especial Brasil/ONU do Pacto Global, Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas da OAB-CE. A diretoria da Comissão Especial foi empossada nesta quinta-feira (10), durante evento virtual que celebrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A criação da Comissão foi aprovada na 7ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB-CE, no dia 26 de novembro. A proposta contou com a relatoria do conselheiro estadual Edgar Ximenes, tendo o advogado Ítalo Bezerra como requerente. O objetivo é a implementação de esforços para alcançar as metas da Agenda 2030, que é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Ítalo Bezerra destaca que ficou muito honrado com o convite para liderar a Comissão, honra que vem acompanhada de uma grande responsabilidade. “A importância dos temas que serão afeitos ao trabalho da nossa Comissão enobrece nossa missão que objetivará colocar a Seccional Cearense da OAB na vanguarda das discussões pela adesão ao Pacto Global e pela Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A atuação da terá dois eixos principais: a divulgação da pauta perante os membros da sociedade civil e a efetiva implementação dos 17 objetivos em todos os setores da nossa sociedade. Os projetos e as estratégias estão sendo definidos conjuntamente com todos os membros”, aponta.

De acordo com Erinaldo Dantas, a designação da Comissão e seu quadro de integrantes fortalecerá as atividades da Ordem Alencarina para o desenvolvimento global de forma sustentável. “Estou muito feliz com a missão que a OAB está assumindo através desta Comissão. A Ordem será grande protagonista como guardiã da pauta global das Nações Unidas e a Comissão tem como missão integrar neste mesmo objetivo todas as Subsecções, os poderes, a sociedade civil e a iniciativa privada, beneficiando toda a sociedade”, defendeu o presidente.

A diretoria da Comissão Especial Brasil/ONU do Pacto Global é composta por:

Presidente: Ítalo Sérgio Alves Bezerra (OAB-CE 23.487)
1º Vice-presidente: Desirée Cavalcante Ferreira (OAB-CE 25.365)
2º Vice-presidente: Harley Sousa de Carvalho (OAB-CE 26.252)
Secretária-Geral: Luiza Barbara Cavalcante Martins (OAB-CE 39.193)
Secretário-Geral Adjunto: Beatriz Nunes Diógenes (OAB-CE 31.819)