OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 21/01/2021

Online
Diário do Nordeste
PIX: saiba o que fazer se cair num golpe de transferência
O presidente da Comissão do Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Thiago Fujita, lembrar que os golpistas costumam pedir transferências a amigos e familiares por conta de uma emergência ou contas atrasadas. “É muito importante, se alguém pedir recursos, realizar uma ligação direta ou mesmo se encontrar pessoalmente com o solicitante para confirmar a veracidade do pedido, porque depois que sai da conta (o dinheiro), o consumidor vai suportar processo de difícil reparação”, afirma.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/pix-saiba-o-que-fazer-se-cair-num-golpe-de-transferencia-1.3035900

Diário do Nordeste
Saiba o que você pode fazer no caso do vazamento de dados do seu RG e CPF
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, o advogado Thiago Fujita, o consumidor agora precisa ficar atento a movimetações estranhas ou compras indevidas com seus dados por conta de tal vazamento. “Ficar atento a qualquer tipo de contratação que tenha havido por meio de um terceiro que utilize esses dados”, afirmou Fujita complementando que o consumidor precisa comunicar a loja ou onde foi feita a compra usando os dados dele para tentar mostrar que é uma fraude. “Só com a notícia do vazamento não é justificativa para tentar a mudança de dados”, concluiu o advogado.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/daniel-praciano/saiba-o-que-voce-pode-fazer-no-caso-do-vazamento-de-dados-do-seu-rg-e-cpf-1.3035887

Blog do Lauriberto
Futricas Cearenses
O Coordenador Estadual de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia da OAB-CE, Fábio Bruno, concedeu entrevista para a Rádio Assunção- programa Alô Fortaleza, participou do quadro, “A OAB-CE Responde”, e falou sobre a notícia crime protocolada pela Seccional cearense para apurar possíveis ilícitos cometidos por falsa advogada.
Link:https://www.blogdolauriberto.com/2021/01/futricas-cearenses_994.html

Tv
Ce no Ar
O membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, Daniel Scarano, concedeu entrevista sobre o trabalhador que se recusar tomar a vacina contra Covid-19 e quais possíveis medidas podem ser adotadas pelos empregadores.
Link:https://youtu.be/MAY04-ByzXE

Programa Panorama
A membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-CE, Sabrina Nolasco, concedeu entrevista sobre as medidas de segurança que os usuários devem tomar para evitar golpes via Pix.
Link:https://www.youtube.com/watch?v=mh28HiUvlyQ