As doenças raras afetam cerca de 8% da população mundial, sendo cerca de 13 milhões de pessoas somente no Brasil. Considerando o elevado risco ao qual as pessoas com doenças raras estão expostas, a OAB Ceará, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras, solicitou ao Governo do Estado a inclusão destas na lista de prioridades da vacinação contra o coronavírus (Covid-19).

O Ofício Nº 01/2021, assinado pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; vice-presidente, Vládia Feitosa; e o presidente da CDRARO, foi encaminhado no último dia 11 de fevereiro, ao Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins.

De acordo com o presidente da comissão, Alexandre Barbosa Costa, é importante a garantia da célere da vacinação, em especial aquelas que estão expostas a risco de vida. “Sugerimos ainda que a vacinação das pessoas comprovadamente com doenças raras, através de atestados médicos, que possuam dificuldade de locomoção, estejam em home care, e/ou reduzidos ao leito, possa ocorrer no local onde se encontram, seja ambiente domiciliar ou hospitalar. É uma solicitação de urgência para que essas pessoas possam ter prioridade”, explicou.

Vacinação no Ceará

De acordo com dados do governo, o Ceará está na primeira etapa da Fase 1 da Vacinação, imunizando os trabalhadores da Saúde da linha de frente de combate à Covid-19, idosos com 75 anos ou mais, e população indígena. No Ceará, além do público desta primeira etapa, dentre as 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários, estão: idosos entre 60 e 74 anos, pessoas com comorbidades, quilombolas, pessoas em situação de rua, presos, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da educação (ensino básico e superior), das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, de transportes coletivos rodoviário, metroviário e ferroviário, do transporte aéreo e aquaviário, caminhoneiros e trabalhadores portuários e industriais. O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou do site Vacine Já.