Após processo de seleção, a Comissão de Promoção de Igualdade Racial da OAB Ceará, na última quarta-feira, (14/4), foi eleita como uma das entidades da sociedade civil, para participar do novo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), durante o biênio 2021-2023.

Com mais de 10 entidades que integram o Conselho, o COEPIR é um órgão de caráter normativo, composto por representantes do Governo e da Sociedade Civil Organizada, e que possui a finalidade de acompanhar e participar na elaboração de metas e prioridades que assegurem as condições de igualdade à população negra, indígena, ciganos e de outros segmentos étnicos da população cearense.

Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, comemora a integração da Comissão dentro do Conselho. “Ficamos extremamente contentes e esperançosos com esta escolha, pois temos visto que o COEPIR, tem dialogado com os mais variados movimentos sociais com o intuito de alinhamento e também de articulação de novas políticas públicas que visem a redução das desigualdades sociais”, comentou.

De acordo com a advogada, a parceria firmada virá para que, com alinhamento e objetivos determinados, haja de fato uma colaboração assertiva entre os órgãos que compõem o Conselho. “A participação da Ordem dos Advogados do Ceará é fundamental para a formulação e o acompanhamento participativo e democrático das políticas públicas de defesa e de promoção da igualdade racial no Estado do Ceará. Diante deste importante papel, o objetivo é que em conjunto, possamos unir forças para que se desenvolva um ofício responsável e que gere, na prática, resultados positivos para toda população”, finalizou.