Na quarta-feira, 14, a OAB Jovem lançou, durante a 2º sessão ordinária, o projeto “Publique com Mestres e Doutores”. O projeto visa a elaboração e encaminhamento de artigos científicos para publicação em revistas jurídicas. Para a primeira turma serão ofertadas 50 vagas para advogados e cadastro de reserva. O edital e inscrições estarão disponíveis no site da ESA Ceará, na aba cursos.

O projeto será realizado em três fases. A primeira fase ocorrerá em formato de aulas de orientação do projeto e sobre como elaborar um artigo científico. As aulas de orientação ocorrerão no início do mês de maio.

Os alunos orientados que atingirem frequência mínima de 70% de frequência, serão encaminhados para a segunda fase, que consiste na iniciação do artigo. Os participantes da segunda fase terão o prazo de 30 dias para apresentarem o projeto inicial do artigo, tendo escrito no mínimo cinco laudas, com cinco autores no referencial teórico, para avançarem para a terceira.

Na terceira fase, o aluno será encaminhado para orientações finais com um Mestre ou Doutor em direito. Os encaminhamentos para orientação obedecerão a critérios de linha de pesquisa, para assegurar que cada aluno escreva/publique com Mestre ou Doutor com afinidade na linha de pesquisa do orientando.

Após a conclusão de cada artigo, alunos e professores decidirão em conjunto para qual revista será encaminhado o artigo para publicação.

O Presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Timóteo Fernando, idealizador do projeto ressaltou que “a elaboração de artigos científicos por advogados é algo que aprimorar consideravelmente a forma de peticionar dos advogados, e estimula sobremaneira o interesse pela leitura dos mais diversos segmentos, e falo isso por experiência própria vivida no meu mestrado”, disse.

Segundo o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, o projeto é mais uma iniciativa assertiva da Ordem.  “Parabenizo os idealizadores pela criação de um projeto tão importante e fundamental para a carreira acadêmica e profissional. Estamos sempre em busca de melhorias e ações que vem para ajudar a jovem advocacia do nosso estado”, ressaltou.

Para a Presidente da Comissão do Ensino Jurídico da OAB/CE, Vanessa Oliveira, também organizadora do projeto, por meio deste projeto a OAB-CE e a ESA-CE ratificam o compromisso com a advocacia cearense. “A iniciativa irá possibilitar o acesso dos advogados a um projeto gratuito cujo propósito também é transformar a vida profissional do  advogado”, afirmou.

O Presidente da Escola Superior da Advocacia ESA/CE, Pragmácio Filho, destacou que “projetos como esse refletem diretamente na qualificação profissional dos advogados e sempre terá o apoio da ESA.”

O Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da ESA, Atila Gomes, reiterou que “a construção dos artigos trará mais conhecimento tanto para os alunos quanto para os professores, já que existe a possibilidade de abordagem de temas ainda pouco explorados no meio acadêmico.”

O Diretor para a Jovem Advocacia da OAB Ceará, Bruno Ellery, pontuou que “o projeto conseguirá atingir todo o estado, pois a supervisão dos professores pode ocorrer de forma virtual. Destacando ainda que contamos com a participação de professores orientadores do interior do estado.”

Confira o lançamento do projeto na íntegra clicando aqui.

Serviço
Publique Artigos com Mestres e Doutores
Início do projeto: 3 de maio de 2021
Edital e Inscrições: cursos.esace.org.br
Gratuito