Com a proposta de reduzir custos processuais e dar maior celeridade à resolução de conflitos, a Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (Cames) se propõe a solucionar em até 12 meses litígios que na justiça estatal poderiam levar mais de 10 anos.

Como a Cames é uma instituição que promove a resolução de conflitos fora do Poder Judiciário, para utilizar seus serviços, em caso de litígio, basta que as partes se manifestem ainda na assinatura do contrato, retirando a cláusula de eleição de foro e inserindo uma cláusula prevendo a Cames como câmara competente.

Desde que chegou ao Ceará, a entidade já solucionou cerca de 30 processos, tendo um deles o valor da causa de mais de R$ 16 milhões, que foi resolvido em 11 meses.

A Cames trabalha com mediação e arbitragem, na solução de conflitos patrimoniais, financeiros e contratuais, oferecendo soluções mais rápidas que o caminho judicial. Além de definir no ato da assinatura do contrato a Cames como a mediadora de eventuais conflitos, aqueles que já estão com ações tramitando na justiça estatal também podem buscar a Câmara para solucionar o litígio.

No Ceará desde 2017, a Cames possui uma rede de mediadores e árbitros espalhada por todo o Brasil, com especialistas em áreas diversas.

Fonte: Focus