OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 13/05/2021

On-line
Giro na Cidade
Pioneirismo da OAB Ceará: Advocacia do Cariri receberá posto de atendimento exclusivo do INSS

A gestão 2019/2021 da OAB Ceará, mais uma vez, é pioneira em concretizar benefícios para a advocacia. A partir de segunda-feira (17/05), o Posto de Atendimento do INSS exclusivo para a advocacia começa a funcionar nas Subsecções do Crato e do Juazeiro do Norte. O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destaca a conquista do projeto, sendo inédito no Brasil uma OAB implantar o serviço diário no interior e que vem em um momento de grande dificuldade de acesso às agências do INSS, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). “A Seccional comemora essa conquista que veio depois de muita luta. Tivemos dezenas de reuniões, mas agora temos mais este serviço que a Ordem põe a serviço da advocacia, fruto de muito esforço e diálogo. É um ganho significativo para o interior do estado e ratifico que o trabalho continua. Em breve estaremos possibilitando a inauguração de novos postos de atendimento em outras Subsecções. A Advocacia só tem a ganhar”, disse.
Link:http://gironacidade.com.br/pioneirismo-da-oab-ceara-advocacia-do-cariri-recebera-posto-de-atendimento-exclusivo-do-inss/

Blog do Lauriberto
Advocacia do Cariri recebe postos de atendimento exclusivo do INSS

A Gestão 2019/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), mais uma vez, é pioneira em concretizar benefícios para a advocacia. O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destaca a conquista do projeto, sendo inédito no Brasil uma OAB implantar o serviço diário no interior e que vem em um momento de grande dificuldade de acesso às agências do INSS, devido à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). – A Seccional comemora essa conquista que veio depois de muita luta. Tivemos dezenas de reuniões, mas agora temos mais este serviço que a Ordem põe a serviço da advocacia, fruto de muito esforço e diálogo. É um ganho significativo para o interior do estado e ratifico que o trabalho continua. Em breve estaremos possibilitando a inauguração de novos postos de atendimento em outras Subsecções. A Advocacia só tem a ganhar”, disse Erinaldo Dantas.
Link:https://www.blogdolauriberto.com/2021/05/advocacia-do-cariri-recebe-postos-de.html?m=1

Focus.Jor
OAB Ceará vai inaugurar dois postos do INSS exclusivos para advogados no Cariri

A OAB Ceará inaugurou dois postos do INSS exclusivos para os advogados. As unidades, que entrarão em operação no dia 17 de maio, funciona nas Subsecções do Crato e de Juazeiro do Norte. O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou o ineditismo da ação. “Em breve estaremos possibilitando a inauguração de novos postos de atendimento em outras Subsecções”, pontou.
Link:https://www.focus.jor.br/oab-ceara-inaugura-agencias-do-inss-exclusivas-para-advogados-no-cariri/

R7.com
Estúdio News de sábado debate a incidência de doenças raras

A procura pela Justiça é uma constante para quem convive com essa realidade. Segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras, Alexandre Barbosa Costa, é preciso exercer uma advocacia muito humanizada e compreender que grande parte das pessoas estão abaixo da linha de pobreza, portanto o acesso é muito difícil, além da questão do próprio esclarecimento.
Link:https://www.r7.com/cZ_O

O Povo- Eliomar de Lima
OAB-CE homenageará advogados mortos pela Covid

A OAB Ceará vai homenagear os advogados e advogadas que perderam a vida em razão da pandemia da Covid-19. A entidade lançou ontem o Memorial da Advocacia Cearense, projeto que, no primeiro momento, chega como uma versão virtual localizada no site da Ordem, mas que ganhará um mural físico a ser inaugurado quando as condições sanitárias permitirem.
Link:https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2021/05/12/oab-ce-homenageara-advogados-mortos-pela-covid.html

Diário do Nordeste Versão Digital
Aos advogados
Advogados com atuação na Região do Cariri terão à disposição, a partir da próxima segunda-feira (17), um posto de atendimento do INSS exclusivo para a advocacia nas subsecções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Crato e de Juazeiro do Norte. Cada Subsecção contará com um servidor do INSS e colaboradores da OAB, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Link:https://diariodigital.verdesmares.com.br/assinante

Blog do Lauriberto
Congresso Caririense discute Impacto da Pandemia nas relações de trabalho
Nesta quinta-feira (13) e sexta (14 de maio), a forma como a pandemia da Covid-19 alterou o contexto do trabalho entra em pauta com a realização do I Congresso Caririense de Direito do Trabalho. O evento online é realizado pela subsecção Crato da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia do Ceará e possibilita descontos na anuidade 2022 da OAB-CE. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas em cursos.esace.org.br por onde também acontece a transmissão.
Link:https://www.blogdolauriberto.com/2021/05/congresso-caririense-discute-impacto-da.html?m=1

Portal de Notícias
FGTS: Correção é adiada pelo STF – O que o trabalhador ainda pode fazer? Veja aqui

Conforme destaca a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, advogada Adhara Camilo, muitos trabalhadores estão entrando com ação. Isso acontece porque há um receio de que o STF limite a decisão apenas para os valores do FGTS que foram recolhidos a partir do julgamento.
Link:https://nodetalhe.com.br/fgts-correcao-e-adiada-pelo-stf-o-que-o-trabalhador-pode-fazer/

Blog Wilson Gomes
Sefaz Dialoga discute projeto piloto do “Contribuinte Pai d’Égua” nesta quinta-feira (13)
O encontro também contará com a participação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; da secretária executiva da Receita Estadual, Liana Machado; e de representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), da Receita Federal e da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE).
Link:http://wilsongomessobral.blogspot.com/2021/05/sefaz-dialoga-discute-projeto-piloto-do.html?m=1

Impresso
O Povo- Eliomar de Lima
OAB-CE homenageará advogados mortos pela Covid
A OAB Ceará vai homenagear os advogados e advogadas que perderam a vida em razão da pandemia da Covid-19. A entidade lançou ontem o Memorial da Advocacia Cearense, projeto que, no primeiro momento, chega como uma versão virtual localizada no site da Ordem, mas que ganhará um mural físico a ser inaugurado quando as condições sanitárias permitirem.

Tv
Tv Otimista 
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, falou sobre ofício enviado ao Governo do Ceará para o uso de câmeras individuais por policiais em exercício.
Link:https://youtu.be/r7wcpR3huL0

Ce no Ar – Tv Cidade
A membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, Érica Martins, falou sobre a MP 1.045/2021, que dispõe sobre a redução de jornada de trabalho, salário e suspensão de contratos.
Link:https://youtu.be/i1BO8GhbCiA