O período de isolamento social rígido maximizou diversos problemas já presentes dentro da sociedade e, pensando nisso, a Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB Ceará, realizou de forma remota, na última terça-feira (18/05), o primeiro dia do evento “Seminário sobre o Uso de Drogas em Tempos de Pandemia”. O encontro foi marcado pela reflexão sobre o motivo do dispêndio maior em drogas e entorpecentes durante a pandemia da COVID-19. Clique aqui e confira o 1° dia do evento completo.

O seminário foi aberto por Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE, que saudou todos os presentes. “Não adianta nós fingirmos que o problema não existe e tentar ‘escapar’ do problema do consumo de drogas, o que devemos fazer e de fato, discutir e tentar buscar as melhores soluções. Tenho certeza que a noite de hoje será muito proveitosa”, afirmou.

Em seguida, Vanessa Venâncio, presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE, afirma que “A intenção do evento é de trazer à tona uma reflexão sobre o momento que nós passamos desde março de 2020 e que vem se estendendo até o ano de 2021, em que se trouxe novas adaptações e consequentemente, novos problemas, bem como, o uso exacerbado de psicotrópicos, ansiolíticos, remédios controlados, e entre outros”, explicou.

Sidarta Ribeiro, neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, explica o motivo da maior procura de meios de escape diante do cenário pandêmico. “O consumo maior de drogas neste período se dá efetivamente pela necessidade de compensação das pessoas. O escapismo que existe em todo ser humano, se maximiza neste período de pandemia e que nada mais é, que o ato de se usar o aparato imaginário e jogar isso na direção de uma imagem, de um texto, de um bom livro, que nos tire dessa realidade que é intolerável”, evidenciou.

Abordando sobre o equilíbrio, Sidarta Ribeiro complementa que “Nós estamos na verdade em um sofrimento psíquico gigantesco, e o humano, quando está com medo, agride. Precisamos realmente pensar em buscar o equilíbrio, a homeostase, a volta aos hábitos que não constituem abuso de nenhum tipo, seja de álcool, de tranquilizantes, cannabis, videogame, pornografia na internet, e qualquer tipo de estímulo que seja excessivo e configure um uso problemático. Necessitamos ainda, nos vincular a bens culturais que podem de fato nos ajudar a sair desta situação que, em todos seus aspectos, levam internamente ao nosso cérebro, a mediação de neurotransmissores que todos nós possuímos” finalizou.

Participaram também do evento, Cecília Carol, membro da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas; Florent Fischer, advogado e membro da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE e Ítalo Coelho, membro da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE.

No próximo dia 25/05, (terça-feira), ocorrerá o 2° dia de evento, que debaterá sobre o tema “Saúde mental e o uso de drogas em tempos de crise”. Neste dia, o desenvolvimento do tema ficará por conta de Natália Mota, psiquiatra, neurocientista com mestrado, doutorado e atualmente em pós-doutorado pelo Departamento de Física UFPE.