OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 14/06/2021
On-line
O Povo – Eliomar de Lima
OAB Ceará solicita Projeto de Lei que disponibiliza absorventes descartáveis gratuitos

Link:https://www.youtube.com/watch?v=XQuWcN-U6OI

Diário do Nordeste – Versão Digital
OAB critica generalização
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará repudiou, nesta sexta-feira (11), uma declaração do titular da delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Wilson Camelo. Segundo a entidade, o delegado sugeriu que advogados criminais atuam na comunicação entre membros do crime organizado presos e pessoas em liberdade. “A OAB Ceará repudia a declaração do delegado Wilson Camelo que colocou a advocacia criminal como se fosse comparsa de criminosos. Nós não podemos criminalizar a advocacia criminal”, declarou o presidente da OAB, Erinaldo Dantas. O jurista explicou que a classe exerce um papel fundamental na defesa do Estado Democrático de Direito. Para o presidente da OAB, a declaração do delegado foi ofensiva por generalizar a classe.
Link:https://diariodigital.verdesmares.com.br/assinante

Blog do Lauriberto
OAB-CE requer Projeto para disponibilizar gratuitamente absorventes
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), sensível à causa da dignidade menstrual das mulheres, tomou uma iniciativa importante. A entidade enviou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), Evandro Leitão (PDT), requer a proposição de um Projeto de Lei que torne obrigatória a disponibilização gratuita de absorventes descartáveis na Rede Pública de Ensino Estadual, bem como nos espaços públicos, além da distribuição gratuita nos postos de saúde, para garantir a dignidade menstrual de todas as pessoas. O documento também requer que seja proposto um Projeto de Lei reduzindo a carga tributária sobre os absorventes descartáveis, como forma de tornar mais acessível o produto.
Link:https://www.blogdolauriberto.com/2021/06/oab-ce-requer-projeto-de-lei-para.html?m=1

Cariri Ativo
OAB Ceará solicita Projeto de Lei que disponibiliza absorventes descartáveis gratuitos
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ceará enviou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, solicitando a proposição de um Projeto de Lei (PL) que torne obrigatória a disponibilização gratuita de absorventes descartáveis na rede pública de ensino estadual, espaços públicos e nos postos de saúde. De acordo com Erinaldo Dantas, presidente da OAB/CE, no âmbito escolar, a falta de acesso a produtos de higiene para lidar com o período menstrual traz enormes riscos à saúde das jovens, sendo causa direta de perda de dias letivos ou abandono dos estudos em razão dos constrangimentos vividos. “Uma pesquisa realizada pela antropóloga Mirian Goldemberg, que entrevistou mulheres entre 16 e 29 anos por todo o Brasil, aponta que 1 em cada 4 jovens já faltou à aula porque não tinham dinheiro para comprar absorvente; 213 mil meninas não têm acesso a banheiros em condições de uso nas escolas e 64% das meninas que faltaram por estar menstruadas inventaram uma desculpa”, argumenta Dantas.
Link:https://caririativo.blogspot.com/2021/06/oab-ceara-solicita-projeto-de-lei-que.html?m=1

Ceará é Notícia
OAB-CE repudia fala do delegado Wilson Camelo pela generalização à atuação da advocacia criminal
A OAB Ceará repudia a fala do delegado Wilson Camelo, da Delegacia do Combate às Ações Criminosas Organizadas, quando ele generaliza a atuação da advocacia criminal em favor de presos, durante coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira (10), sobre o caso de uma advogada cearense, presa quarta-feira, 9, em Joinville (SC), suspeita de ser uma espécie de mensageira da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
De acordo com o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, em sua fala, o delegado colocou a advocacia criminal como se fosse comparsa de criminosos. “Nós não podemos criminalizar a advocacia criminal. O advogado criminalista exerce um papel fundamental na nossa sociedade na defesa do estado democrático de direito. A acusação feita pelo delegado de que os advogados criminalistas que vão aos presídios estão levando bilhetes, generalizando, é uma acusação que a OAB repudia”, frisou.
Link:https://www.cearaenoticia.com.br/2021/06/oab-ce-repudia-fala-do-delegado-wilson.html?m=1

Tv
Jornal Assembleia – Tv Assembleia
O 1° vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Sávio Sá, falou sobre a Medida Provisória que prorroga as regras para cancelamento ou remarcação de eventos em virtude da pandemia, e as obrigações das empresas com o consumidor.
Link:https://youtu.be/GQSb2-nN5Zk

Primeiro Expediente – Tv Assembleia
O 1° vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Sávio Sá, falou sobre a Medida Provisória que prorroga as regras para cancelamento ou remarcação de eventos em virtude da pandemia, e as obrigações das empresas com o consumidor.
Link:https://youtu.be/59HK1TMp6Es

Jornal da Cidade – Tv Cidade
A membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Adriana Fonteles, falou sobre como denunciar casos de fraudes no CPF, quando o documento é usado de forma criminosa para receber o auxílio emergencial.
Link:https://youtu.be/l_JzRUouzzo

Ce no Ar de Sábado – Tv Cidade
A membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Adriana Fonteles, falou sobre como denunciar casos de fraudes no CPF, quando o documento é usado de forma criminosa para receber o auxílio emergencial.
Link:https://youtu.be/fcHnmW5ce-A