O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, empossou o advogado Francisco Meira Barbosa Filho (OAB-CE 21.957) para compor o Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) da Seccional Cearense na última quinta-feira (2/7). A decisão foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, durante a 5ª Sessão Ordinária, realizada de forma virtual no dia 25 de junho.

Advogado do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) e membro da Comissão de Direito Penitenciário (CDP) da OAB-CE, Meira Barbosa destaca a oportunidade de assumir um compromisso pelo desenvolvimento e pela valorização da classe através do órgão da Ordem Alencarina.

“É com muita honra que assumo mais esse desafio em prol da valorização e engrandecimento da advocacia. O mister da advocacia que exercemos é dos mais nobres! O Advogado, sendo o último pilar na defesa do Estado Democrático de Direito, necessita exercer o seu sacerdócio com independência e altivez pelo primado da Justiça. O TDP tem origem fulcral nessa necessidade de pugnar por essa independência no ofício, na defesa das prerrogativas do advogado e na valorização da Advocacia. Portanto, enquanto membro do CADAA e pela melhor integração entre estes setores, me identifico com essa luta e me sinto honrado em me juntar aos valorosos colegas que compõem o Tribunal de Defesa das Prerrogativas”, aponta Meira Barbosa.

Para o presidente Erinaldo Dantas, o órgão da OAB-CE ganha um grande reforço no trabalho em favor da defesa intransigente das prerrogativas. “O TDP tem uma missão de extrema relevância dentro da Ordem, principalmente nos casos de violação das prerrogativas. O colega Meira Barbosa está preparado para assumir essa missão de contribuir diretamente com o fortalecimento do Tribunal, atuando com altivez e independência para valorizar ainda mais o nosso exercício profissional. A defesa das prerrogativas tem prioridade máxima nesta que é a casa da advocacia cearense”, salienta.