Em reunião na manhã desta quinta-feira (29), com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e a assessora especial do governador, Janaína Farias, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e o presidente da OAB Sertões de Crateús, Alexandre Maia, trataram da formalização do restabelecimento pleno das delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) que tiveram seu horário reduzido, como em Novo Oriente, que já retoma as atividades nesta sexta-feira (30).

Como destaca Erinaldo Dantas, a medida atende pleito da Ordem Alencarina, que estava atuando diretamente pelo retorno dessas atividades. “Essa é uma grande conquista. Novo Oriente já começa a funcionar amanhã mesmo e muito em breve vamos anunciar um cronograma de reabertura das próximas delegacias. É mais uma vitória da OAB, mais uma vitória da advocacia, especialmente para a Subsecção dos Sertões de Crateús, com o presidente Alexandre Maia”, aponta.

Para Alexandre Maia, o restabelecimento das atividades é uma grande conquista para a advocacia da região, que lutou ativamente pela concretização do pleito junto com a OAB. “Destaco o trabalho do delegado da OAB em Novo Oriente, Dheimison Galvão, que abraçou essa causa desde o início e teve uma atuação direta na iniciativa junto com os colegas Elvis Rodrigues, Cínthia Sousa e demais advogados(as) de Novo Oriente. O pleito é uma solicitação concreta da advocacia e da população do município”, ressalta.

Durante a reunião, Sandro Caron informou que a reabertura da delegacia de Novo Oriente será a partir de amanhã. O titular da SSPDS salientou que a expectativa é que com o concurso de novos policiais em andamento, com 500 vagas para os cargos de escrivão e inspetor, seja possível suprir o déficit em todo o Estado do Ceará

O presidente da OAB Sertões de Crateús aproveitou a oportunidade para solicitar a instalação de um posto da PRE na divisa entre o estado do Ceará e Piauí, mais precisamente no distrito de Tucuns, no município de Crateús.

Atuação decisiva da OAB-CE:
Na última segunda-feira (26), a Seccional enviou o ofício nº 151-AT-21 ao delegado-geral da PC-CE, Sérgio Pereira dos Santos, solicitando o imediato restabelecimento das atividades da Delegacia de Novo Oriente de forma plena, com a designação de servidores efetivos. A solicitação expõe que a Delegacia de Polícia Civil instalada na cidade de Novo Oriente se encontra mais uma vez sem lotação de delegado titular, agentes inspetores e escrivães de polícia, sendo administrada por servidores terceirizados da Delegacia Regional, que comparecem apenas uma vez por semana. Clique aqui e confira o ofício da OAB-CE na íntegra.