A Ordem de Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) realizou, na quarta-feira (15), a solenidade de outorga da Medalha Advogado Padrão 2021 na Subsecção de Iguatu. A medalha, maior comenda concedida pela Ordem, foi entregue aos advogados Maria Sudete de Oliveira, Tânia Regina Soares de Lima e Francisca Neuma de Souza. No total, sete profissionais já foram agraciados no município.

Na solenidade, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, anunciou a criação de um novo auditório na Sede de Iguatu. “O auditório de Iguatu, hoje, não comporta mais a quantidade de advogados da região. Estamos vendo neste momento que nem a refrigeração e nem o espaço está dando conta de todos os presentas. Com toda a certeza a subsecção merece um novo espaço, amplo e capaz de comportar todos com mais conforto”, acrescentou.

Ainda em discurso, Dantas frisou a importância de reconhecer o histórico ético de todos os advogados escolhidos pelo conselho seccional como Medalha Padrão. “Conversei diretamente com cada presidente de subsecção e perguntei quais eram os advogados que mereciam a honraria. Fiz questão de vir entregar as medalhas pessoalmente, pois esses advogados são nossos ícones”.

A comenda que foi instituída na década de 70, é outorgada aos advogados e às advogadas inscritos(as) na OAB há mais de 30 anos, que não tenham sofrido punição disciplinar, que gozem de inatacável conceito perante a comunidade, como advogado(a) e cidadão(ã). Representa um reconhecimento pessoal e profissional, além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos.

O diretor de subsecções da OAB-CE e ex-presidente da OAB Iguatu, Marco Antônio Sobreira, ressaltou as grandes estruturações proporcionadas pela gestão à advocacia. “Inauguramos novas salas, um posto de atendimento do INSS exclusivo à advocacia, dentre outras coisas. Sem dúvida, muito trabalho foi feito e a advocacia só vem ganhando”, comentou.

A advogada Tânia Soares, representando os agraciados do dia, se emocionou e lembrou, em seu discurso, que em Iguatu, “cresceu como profissional e possibilitou diversos advogados a sonharem com a excelência no ofício. Estou muito grata por esta homenagem e reconhecimento e mais feliz ainda por estar reencontrando tantas pessoas queridas”.

Ainda na ocasião, ocorreu a posse dos seguintes membros da Comissão de Estudos em Direito Penal da OAB Iguatu: Ericles de Olinda Bezerra (presidente – OAB/CE 41.130), Francisco Irlan Macêdo Salviano (Primeiro Vice – OAB/CE 43.106), Ruan Carlos da Silva Soares (Segundo Vice – OAB/CE 43870), Tulio Alves Piancó (Secretário – OAB/CE 42.491), Francisco Diassis do Carmo Carlos (Secretário Adjunto – OAB/40.417), e Rodrigo Rodrigues de Oliveira (Membro efetivo – OAB 44.519).

“Muito feliz em estar, ao lado do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, realizando a entrega da Medalha Advogado Padrão e ainda entregando novas estruturas e realizando a posse de uma nova comissão na região. “Jovens advogados, um dia, tiveram a coragem de criar essa sede. Hoje, jovens advogados desejaram criar uma nova comissão. É uma honra imensa. Por isso estamos aqui, hoje, para retratar nossas conquistas: de onde iniciamos, e para onde vamos”, destacou o presidente da Subsecção de Iguatu, Danilson Passos.

Galeria de ex-presidente

Na ocasião, o presidente da Subsecção Iguatu, Danilson Passos realizou o descerramento de galerias de ex-presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) de Iguatu, que tanto trabalharam e contribuíram para a história da Subsecção, bem como de uma galeria com os homenageados pela Medalha Advogado Padrão.

O momento também marcou a criação da sala de comissões e reuniões, onde advogados(as), sobretudo em começo de carreira, poderão utilizar para exercer suas atividades na sede de Iguatu.