Para reivindicar os direitos das mulheres cearenses e oportunizar o debate coletivo e a mobilização social, o Conselho Municipal da Mulher de Fortaleza (CMMF) e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Fortaleza realizam de 28 a 29 de setembro a V Conferência Municipal da Mulher de Fortaleza. A estruturação para a transmissão do evento  foi sediada pela OAB Ceará e acontece no formato online com pelo Youtube. Clique aqui e confira a abertura na íntegra.
A conferência trata do tema central “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”. A presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar, durante a mesa de abertura, destacou a importância da união coletiva. “Um evento como este é um ato de resistência. Precisamos da união coletiva para valorizar pautas e estimular o exercício da democracia nas políticas públicas para as mulheres”, disse.
A presidente do o Conselho Municipal da Mulher de Fortaleza (CMMF), Francileuda Soares, destacou a importância das políticas públicas voltadas para as mulheres. “Essa é a primeira conferência que realizamos no formato virtual devido à pandemia. É muito importante para nós ter a participação de tantas mulheres aguerridas discutindo sobre as políticas públicas”, disse. A presidente do conselho ainda realizou a leitura de moções de apoio à criação e implantação da ronda Maria da Penha, as famílias das vítimas de feminicídios, à expansão de mais divulgação das polícias públicas para as mulheres, a defesa de uma inclusão social com cidadania e para revogar a Lei municipal 11.159/2021. Ao final da leitura, foi aberta a votação.
Além disso, a secretária-executiva agradeceu o apoio da OAB Ceará. “Essa conferência vem para fortalecer as políticas públicas, os planos municipais e estaduais que garantem a execução de medidas de enfrentamento contra a violência doméstica e familiar, além da garantia de direitos fundamentais. Agradecemos o apoio da OAB Ceará na realização deste evento”, complementou Denise Aguiar.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará (CMA) e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CCDM), Christiane Leitão, salientou a importância de juntar forças para fortalecer as políticas voltadas para as mulheres. “É importante nós mulheres lutamos pelos os nossos direitos e estarmos juntas nessa jornada. Precisamos ecoar nossas vozes e fazer valer as nossas garantias e direitos”, pontuou.
A coordenadora-executiva de políticas públicas para as mulheres de Fortaleza, Cristhina Brasil, aproveitou a ocasião para fazer um convite para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. “Nos dias 25 e 26 de novembro, iremos realizar a Conferência Estadual. O evento irá trazer temas como política nacional para as mulheres; sistema nacional de políticas para as mulheres; saúde, entre outros temas. Será um momento para ouvir as opiniões dos conselhos municipais e desenvolver ações com base nas políticas públicas para as mulheres”, pontuou.
A integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará e suplente da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CCDM),Eliene Bezerra, participou do evento como coordenadora do Eixo 1.