OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 06/12/2021

Online
Diário do Nordeste – Inácio Aguiar
Reeleito ao comando, Erinaldo Dantas prepara OAB-CE para lista ao cargo de desembargador
Reeleito para mais três anos de mandato à frente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará, Erinaldo Dantas terá como uma das primeiras missões da nova gestão a formação da lista sêxtupla da advocacia para vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado. Enquanto as articulações correm nos bastidores da categoria, o presidente assegura que dará seguimento imediato ao processo de escolha, logo após a presidente do TJCE encaminhar ofício à Ordem, o que ele espera que ocorre até o início de janeiro. Em conversa com este colunista, o presidente destacou ainda algumas prioridades que pretende dar ao mandato como construções de sedes na Capital e no Interior, ampliação da estrutura para auxiliar os advogados no exercício profissional e também a intenção de ter mais presença no debate em defesa da democracia.
Link:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/inacio-aguiar/paywall-7.100?aId=1.3167194

O Povo – Eliomar de Lima
Mulher dando ordens
A OAB/CE está sob comando de uma mulher, pela primeira vez, em seus 90 anos de existência. Vládia Feitosa responde pela entidade e no dia 1º de janeiro dará posse a Erinaldo Dantas, licenciado, que foi reeleito para o biênio 2022-2024.
Link:https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2021/12/03/senai-enel-e-o-maior-centro-de-treinamento-do-pais.html

O Povo
Mesmo democrático, sistema político brasileiro ainda exclui negros do poder
A norma contribui para a construção de autonomia das candidaturas, indica a advogada Raquel Andrade dos Santos, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE). Contudo, a legislação precisa estar alinhada com uma formação dentro dos partidos voltada para questões raciais. Andrade lembra que é preciso ainda oferecer capacitação técnica a estes perfis, fomentar projetos antirraciais e não delegar o problema somente às lideranças negras.
Link:https://mais.opovo.com.br/jornal/politica/2021/12/06/mesmo-democratico-sistema-politico-brasileiro-ainda-exclui-negros-do-poder.html

Fitness Brasil
Mais acessibilidade e menos capacitismo

Hoje Damasceno é paratleta – inclusive voltou a fazer um Ironman em sua cidade – e Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-CE. “Datas como 21 setembro (Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência) e 3 de dezembro demarcam uma luta constante das pessoas com deficiência. Não deve ser uma luta apenas das pessoas com deficiência, mas de toda a sociedade. É importante combater o capacitismo, que é uma maneira de você discriminar a pessoa com deficiência, de enxergá-la somente em função das suas deficiências. Dessa forma, deve ser uma ação coletiva.”
Link:https://www.fitnessbrasil.com.br/2021/12/03/mais-acessibilidade-e-menos-capacitismo/

Blog do Ricardo Antunes
Confira os destaques nacionais das eleições da OAB-2021
Dos 27, 12 candidatos disputaram a reeleição (AC, AP, CE, DF, ES, PI, RN, RJ, RR, SE, SP, TO) e 15 entraram na disputa pelo primeiro mandato no cargo. Confira os eleitos de todos os Estados. ESTADO CE: PRESIDENTE Erinaldo Dantas
Link:https://ricardoantunes.com.br/confira-os-destaques-nacionais-das-eleicoes-da-oab-2021/

Impresso
O Povo – Eliomar de Lima
Mulher dando ordens
A OAB/CE está sob comando de uma mulher, pela primeira vez, em seus 90 anos de existência. Vládia Feitosa responde pela entidade e no dia 1º de janeiro dará posse a Erinaldo Dantas, licenciado, que foi reeleito para o biênio 2022-2024.

O Povo
Mesmo democrático, sistema político brasileiro ainda exclui negros do poder
A norma contribui para a construção de autonomia das candidaturas, indica a advogada Raquel Andrade dos Santos, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE). Contudo, a legislação eleitoral precisa estar alinhada com uma formação dentro dos partidos voltada para questões raciais e também inclusivas. Andrade lembra que é necessário ainda oferecer forte capacitação técnica a estes perfis, fomentar projetos antirraciais e não delegar o problema somente às lideranças negras.