A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) da OAB Ceará promoveu, na última quinta-feira (16), a última reunião ordinária de 2021 e a sua confraternização com a participação de membros de forma híbrida. O momento foi conduzido pelo presidente da CDDPD, Emerson Damasceno, e pela vice-presidente da CDDPD, Gabrielle Sarah, que apresentaram o balanço das principais atividades desenvolvidas ao longo do triênio 2019-2021, como os eventos, as fiscalizações e as visitas técnicas.

A reunião pautou as principais ações promovidas e debateu alguns ofícios da última reunião da Comissão no mês passado, como a publicação da nota em relação à priorização da vacina de reforço contra a covid-19 para as pessoas com deficiência. A presença da CDDPD nas fiscalizações em relação à acessibilidade nas barracas da Praia do Futuro, agora no final do ano, também foi pauta do encontro, além do debate acerca de alguns ofícios de urgência a serem enviados antes do final do ano.

Os membros também fizeram um balanço positivo da postura da Comissão durante os dois anos de pandemia, principalmente na atuação diligente em relação à vacinação das pessoas com deficiência e enfrentamento da pandemia, especialmente a nota publicada no início do ano salientando a necessidade da vacinação prioritária para as pessoas com deficiência antes da quarta fase, como estava previsto.

Para o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno, as ações e os eventos durante o período de pandemia reaproximaram os membros da Comissão com a própria sociedade e os assuntos que estavam sendo discutidos. “Fizemos um resumo das atividades e a nossa confraternização muito felizes, e obviamente torcendo para que a partir do ano que vem tenhamos um ano com o fim da pandemia o mais rápido possível, com a volta das atividades presenciais com mais intensidade. Enfim, desejando o melhor para todos os colegas e também para a nossa Comissão”, destacou.

Durante o triênio, a Comissão participou, através do presidente, de sessão da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque durante a Conferência sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em 2019. Também participou de evento no Mercosul e audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), debatendo a educação inclusiva. Além de outros eventos, como o seminário com várias participações e entrevistas, inclusive do presidente da Comissão Nacional da OAB, Joelson Dias, discutindo questões referentes ao autismo, durante o mês de abril de 2021.

“Orgulho imenso de todas e todos que puderam contribuir nesse triênio de muita luta e conquistas, apesar dos desafios enormes. Bons amigos que fizemos e que venha logo 2022 com nosso desejo de um novo triênio com mais tranquilidade e bons combates. Agradecimento também ao nosso presidente e querido amigo Erinaldo Dantas pela confiança. Obrigado a todos e sigamos em frente!”, enfatizou Emerson Damasceno.