A OAB Ceará foi palco de um marco histórico para a advocacia do Estado. Na tarde desta quarta-feira (12/01), a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará – CAACE realizou o lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da instituição. O novo prédio que irá abrigar a CAACE será erguido ao lado da OAB-CE, na sede localizada na Av. Washington Soares, 800, em Fortaleza.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da CAACE, Lucas Asfor Rocha. Segundo ele, dar esse passo só está sendo possível graças à atuação em sinergia entre OAB-CE e a Caixa de Assistência. “Essa união representa muito além da aproximação física, mas também o retorno do caminhar junto, o fortalecimento e intensificação dos benefícios a serem prestados pela CAACE à toda a advocacia. Hoje é dia de festejar e agradecer”, afirmou.

Para Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE, a advocacia cearense tem muito a ganhar com a proximidade, física e de gestão, entre OAB e CAACE. “Essa sede vai ficar para muitas gerações, nós vamos sempre lembrar desse dia. Teremos funcionando aqui muitos serviços, como a odontologia, fisioterapia, nutrição, todos aqueles serviços maravilhosos da caixa de assistência, e ao lado da OAB, havendo a integração entre os eventos e a vida da comunidade jurídica”, comemorou.

Dantas lembrou ainda de um post pessoal na rede social “instagram”, do dia 18 de janeiro de 2016, em que idealizava o sonho da construção da CAACE ao lado do prédio da OAB-CE. “Vamos juntos construir e realizar. Quando a gente sonha junto, fica mais fácil. Deixa de ser um sonho e passa a ser uma realidade. Se logo mais a gente chegar aqui e encontrar uma sede moderna e bem equipada, será fruto do trabalho de todas as gerações anteriores. Temos uma das melhores e mais modernas sedes de OAB do país e vamos ter aqui ao lado a nossa sonhada sede da CAACE”, reiterou.

Em sua fala, Waldir Xavier de Lima Filho, vice-presidente da CAACE, destacou que esta será uma gestão leve e afinada. “Temos sintonia entre a presidência da Ordem e a diretoria da CAACE, exatamente como deve ser, uma vez que o destinatário dos nossos serviços é o advogado e advogada que precisa da nossa assistência. Estamos prontos para honrar o nosso mister”, disse.

A solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da CAACE foi prestigiada por diversos advogados e advogadas, dentre eles(as), toda a diretoria da CAACE (o presidente, Lucas Asfor Rocha Lima; o vice-presidente, Waldir Xavier de Lima Filho; a secretária-geral, Francisca maria Lima Castelo Branco; a secretária-geral adjunta, Deysiane Souza da Silva; e o tesoureiro, Fernando André martins Teixeira), diretoria da OAB Ceará (p ´presidente, Erinaldo Dantas; a vice-presidente, Christiane do Vale Leitão; o secretário-geral, David Sombra Peixoto; o secretário-geral adjunto, Rafael Pereira Ponte; e a tesoureira, Camila Ferreira Fernandes), pelos conselheiros federais da OAB, Hélio Leitão, Ana Vládia Feitosa e Katyane Wirna; pelo presidente da OAB Subsecção de Sobral, Ézio Azevedo e pelos ex-presidentes da CAACE: Danilo Mota, Amadeu Barros, Júlio Ponte, Paulo César Feitosa, Leandro Vasques e Erinaldo Dantas.

Para Danilo Mota o lançamento da pedra fundamental é um momento muito importante para todos os que fazem parte da advocacia cearense. “Logo, logo teremos uma Caixa de Assistência à altura da necessidade dos advogados e advogadas do Ceará, porque a sede atual já está sendo insuficiente para atender a demanda. Foi uma honra participar dessa solenidade. Tenho certeza de que em pouco tempo será uma realidade”, disse.

Leandro Vasques registrou sua gratidão por poder participar desse momento histórico, atendendo ao convite do presidente da CAACE, Lucas Asfor Rocha. “Esse compromisso é de todos nós, abnegados e dedicados à advocacia. Somos cordas do mesmo instrumento. Se estivermos todos afinados no mesmo diapasão, quem ganha é a advocacia. Antevejo mais uma gestão exitosa na querida CAACE”, declarou.

Confira outros depoimentos:

Katianne Wirna, Conselheira Federal Suplente da OAB gestão 2022/2024 e ex-vice-presidente da CAACE:

“Este foi um momento extremamente significativo. O sistema tem que andar harmonicamente. A Caixa de Assistência é o lado humanizado, o braço assistencial, o olhar humano que alcança o advogado e a advogada que precisa mais dos serviços assistenciais. A advocacia vai ter à serviço dela toda a estrutura em um só lugar. É otimização de tempo, de espaço, é sintonia de gestão, é um ganho que só pode mensurar quem faz uso dos serviços da Caixa”.

Ticiana Queiroz, diretora suplente da CAACE gestão 2022/2024:

“É um grande passo. Com a CAACE ao lado da OAB-CE, teremos maior facilidade para utilizarmos os serviços e a estrutura voltada para advocacia. Esperamos alcançar um número ainda maior de advogados e advogadas”.

Francisca Maria Lima Castelo Branco, Secretária-geral da CAACE gestão 2022/2024:

“A pedra fundamental é o início da realização de um sonho antigo. Acredito que toda a advocacia do Ceará ganhará com essa conquista”.