Neste mês de fevereiro acontece a campanha mundial de conscientização de doenças raras e, atenta às pautas de cunho social e com o objetivo de trazer mais visibilidade à causa, a OAB Ceará, através da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da seccional, estará realizando, no dia próximo dia 27/02 (domingo), a grande Caminhada de Conscientização das Doenças Raras 2022.

A concentração para o ponto de partida da caminhada será no calçadão da Beira Mar de Fortaleza, em frente ao antigo restaurante “Boteco”, com saída às 16h da tarde.

A campanha mundial foi criada no ano de 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurodis) e tem como objetivo, conscientizar a população mundial sobre a existência e a importância da divulgação de informações sobre as mais de 7 mil patologias raras que existem no mundo, como esclerose múltipla, hemofilia, neuromielite óptica, autismo, acromegalia, doença de Cushing, tireoidite autoimune, doença de Addison, e entre outras.

Alexandre Costa, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB Ceará, comentou sobre a primeira caminhada realizada no ano de 2019. “Esta será nossa segunda caminhada, sendo a primeira no ano de 2019, a qual foi um sucesso e acreditamos que será um momento extremamente significativo para a proteção e a defesa dos direitos de pessoas com doenças raras em todo estado. Será uma caminhada diferente da no ano de 2019, pois estaremos seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19, todavia, o objetivo principal e final será o mesmo, reforçar com a população em geral da importância em ter conhecimento destas doenças e também do valor da vida e do papel destas pessoas na sociedade atual”, disse.