A Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE com apoio da Escola Superior de Advocacia do Ceará – ESA-CE, realizou no última sábado, 12/03, o curso o “As bases do Direito Sistêmico: Teoria e Prática”. A formação gratuita aconteceu de forma híbrida, os alunos puderam acompanhar as aulas de forma presencial no auditório Espaço da Palavra do FBuni Campus Aldeota e através da plataforma virtual da ESA-CE. A iniciativa tem parceria com o Centro Universitário Farias Brito.

Com objetivo de repassar conhecimentos sobre o Direito Sistêmico e sua aplicabilidade na advocacia e no Poder Judiciário, a Comissão da OAB-CE promoveu seu primeiro curso para profissionais da área, estudantes de direito e para os aplicadores das Leis Sistêmicas.

A presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE, Ana Tarna, realizou a abertura da formação e destacou as Leis Sistêmicas nas relações, a advogada ministrou sobre as premissas do Direito Sistêmico, que são baseadas na Lei do Pertencimento, Lei da Ordem e Lei do Equilíbrio. “Quando eu comecei a compreender as leis, comecei a olhar as questões jurídicas com outra ótica”, afirmou Ana Tarna.

As práticas do Direito Sistêmico, foi tema abordado pelo vice-presidente da diretoria da Comissão, Jorge Luiz Oliveira Queiroz, o advogado ressaltou que o Direito Sistêmico pode ser aplicado em todas as áreas da advocacia, na busca de novas possibilidades na resolução de conflitos. “Em qualquer agrupamento social as leis estão presentes, e quando há um desequilíbrio entre elas acontece a desarmonia naquele grupo. Por isso é possível notar a aplicação da Teoria das Constelações dentro do direito, pois as questões jurídicas estão relacionadas aos conflitos. O Direito Sistêmico é uma visão das relações humanas e essas relações são tratadas também pelo direito”, ressaltou.

Jade Braun, secretária-geral da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE, destacou que o debate da abordagem contribui para a atuação do operador do direito. “Momentos como esses são muito importantes pois quanto mais a gente fala sobre o Direito Sistêmico, mais podemos aplicar em diversas áreas da advocacia, contribuindo assim para a atuação do profissional do direito”. Durante a sua fala a advogada abordou ainda sobre o histórico do Direito Sistêmico e destacou a contribuição de grandes nomes da Constelação Familiar, como Sami Storch.

A secretária-geral adjunta da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE, Giselle Rocha Ferraz, ministrou sobre as leis Sistêmicas no cotidiano dos advogados(as), ressaltando como o profissional deve se posicionar diante de conflitos de acordo com as Ordens de Ajuda de Bert Hellinger. “A nossa grande missão como advogados e advogadas é a pacificação de conflitos. Será que eu como operador do direito, estou efetivamente colaborando para que o conflito seja resolvido?”, pontuou.

Durante a formação os alunos também acompanharam a explanação sobre a prática do Direito Sistêmico nos escritórios de advocacia. O curso pode ser conferido através do link disponibilizado no perfil do Instagram da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE, clique aqui e confira!